Como lidar com pessoas sem compromisso?

♯MIRESPONDE


Hoje é dia de responder perguntinhas que vocês me mandam lá no Instagram: @dancacrista ou @miledancer. E vamos falar sobre pessoas sem compromisso no ministério de dança. Se você é líder e sofre com este problema, calma! Eu vim te dar umas dicas, que com certeza vão te ajudar a lidar com isso.


Como lidar com pessoas sem compromisso

♥ ORAÇÃO E JEJUM


Eu sei que pode parecer clichê, mas não tem outra maneira. Se você deseja ter um ministério abençoado e comprometido, precisa buscar isso em Deus, e tem que começar de você. Invista tempo em oração, fuja do comodismo, jejue, busque, pague um preço! A oração e o jejum são duas armas espirituais muito fortes, que possuem um poder enorme de quebrar qualquer barreira que esteja impedindo seu ministério de crescer.


♥ EXORTE A PESSOA


Exortar nada mais é que aconselhar, orientar, ou até mesmo repreender. Mas isso não deve ser feito de qualquer maneira, e sim, como amor e paciência. Chame a pessoa em particular, converse com ela. Tenha em mãos a Bíblia, se preciso, leia alguns versículos. Fale para esta pessoa sobre a importância dela para o ministério, diga que ela faz falta, que como parte de um corpo você precisa dela, abrace e ore antes de terminar a conversa.


♥ MANTENHA O MINISTÉRIO MOTIVADO


Não adianta nada querer um ministério compromissado, se você não sabe motivar seus liderados. As pessoas só se dedicam àquilo que elas gostam e que lhe fazem bem. Por este motivo, não deve haver somente cobranças, mas também momentos de comunhão, e até mesmo diversão entre vocês. Principalmente se você lida com adolescentes, que geralmente são os que mais dão trabalho. Você precisa aprender a motivá-los, para que eles saibam que ali no ministério não é só um lugar para cumprir obrigações, mas também um lugar de fazer amizades, de se divertir, de sorrir e chorar juntos.


Mantenha seus liderados sempre envolvidos com o ministério, leve um lanche no ensaio de vez em quando, chame eles para tomar um sorvete depois de ensaiar, marque uma noite do pijama, para as meninas, faça uma gincana, um retiro, ou até mesmo programe uma viagem, leve dinâmicas para os ensaios, enfim, seja criativo. Sei que isso pode parecer insignificante, mas para eles não são. Um ministério precisa disso também, de comunhão entre os membros, de união.


♥ SEJA RÍGIDO


Você não pode ser aquele líder que aceita tudo, que passa por cima de tudo, que passa a mão na cabeça, você precisa ser pelo menos um pouquinho rígido, mas sem abusar da autoridade que Deus te deu. Por exemplo: faltou ao ensaio sem justificativa? Não dança. Faltou aos cultos sem motivo? Não dança. Não quer se envolver nos eventos do ministério, bazar, cantina, entre outras coisas? Então também não dança!


Você pode achar exagerado, mas estar em um ministério é renunciar, é pagar preço. Se uma pessoa não quer ir no ensaio, então porque ela deveria dançar? Se um ministro só quer participar dos cultos no dia de dançar, ou se não quer se envolver mais fielmente com o ministério, então será que o ministério de dança é realmente importante para ele?


Em todo ministério sempre tem aquela pessoa que não leva muito a sério, que falta no dia que está escalada para dançar, e não avisa, que não se envolve em todas as atividades, enfim, creio que por mais que o ministério seja abençoado, sempre vai existir um ministro assim, mas se você, líder, faz a sua parte, não se culpe por isso, saiba que Deus tem visto seu esforço e tudo que tem feito pelo seu ministério.


♥ DISCIPLINAR


E se você faz tudo isso que eu citei aí encima, e também já exortou tal pessoa descompromissada e mesmo assim não adiantou, infelizmente você terá que tomar uma decisão mais drástica: cortar aquela pessoa por um tempo. Chame seus pastores, chame a pessoa, e diga que ela deverá ficar um tempo sem dançar, 1 mês, 3 meses, 6 meses, o tempo que você achar necessário, para que ela possa refletir se realmente deseja continuar neste ministério.


Disciplinar um liderado não é tarefa fácil, mas é necessário se você perceber que ele está atrapalhando o andamento do ministério, porque a obra de Deus não pode ser feita de qualquer maneira, ela exige cuidado, exige compromisso, dedicação e responsabilidade. Não é algo que você faz somente por prazer, é com a vida das pessoas que você está lidando.


Cortar alguém pode doer, mas é aí que a pessoa recebe um choque de realidade, e toma uma posição. Se ela sabe que este é seu chamado, se isso arde em seu coração, ela vai sentir falta do ministério, e ela mesmo vai te procurar e te pedir para voltar, porque não consegue viver sem dançar, ela não consegue viver sem fazer aquilo para o qual ela foi chamada, e quando voltar, com toda certeza terá uma posição diferente dentro do ministério.


Mas se esta pessoa dança apenas por dançar, sem entendimento do propósito daquilo que está fazendo, talvez ela não volte mais, porque vai descobrir que ministério de dança não é para qualquer um, é para quem tem chamado!


Pergunta respondida!

Logo logo eu volto, respondendo mais perguntinhas de vocês.

Se você ainda não mandou sua pergunta, manda lá no direct do Instagram:

@dancacrista ou @miledancer.

Ou nos envie sua perguntinha através do chat daqui do site.

Espero ter ajudado, beijinhos no coração e que Deus abençoe cada um de vocês!!!


Milene Oliveira

Criadora do Projeto Dança Cristã. Escritora, ministra de dança e líder, bailarina e coreógrafa. Preletora em eventos ministeriais. 

Saiba Mais

Inscreva-se e Receba as Novidades

© Dança Cristã. 2020 | Direitos Reservados.

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon