O papel do homem na dança cristã

O assunto de hoje é sobre homens no ministério de dança. Preparei um estudo completíssimo para que você, ministro, consiga entender o seu papel na dança cristã.


O papel do homem na dança cristã

Infelizmente muitos homens estão enterrando o seu talento para dança, a maioria deles não encontram espaço nos ministérios de dança e quando encontram, e passam a integrá-lo são julgados e mal vistos pela sociedade e até mesmo pelos irmãos da igreja. Alguns deixam de dançar por causa do preconceito, outros por vergonha, ou ainda por medo das pessoas pensarem que eles não são tão homens assim.


A maioria das pessoas pensam que a dança não é para o homem, que foi feita apenas para a mulher. Elas tem uma visão preconceituosa que faz com que elas acreditem no fato de que homem que é homem não dança, se está dançando não é homem de verdade. Mas espera aí, quem disse que dança é coisa de mulher? De onde foi que tiraram isso? Eu fico tentando entender, até quando as pessoas vão continuar relacionando a dança à sexualidade de um homem?


Ao contrário do que muitos pensam, o homem tem um papel importantíssimo no ministério de dança cristã, de atrair a presença de Deus através de movimentos de guerra. Enquanto o papel da mulher é interceder e edificar. Através dos movimentos, o homem guerreia e a mulher intercede pelos que estão em guerra.


Na palavra de Deus encontramos diversas referências de pessoas que dançaram em louvor e adoração a Deus, e não foram só mulheres, um exemplo é Davi:


"Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos."

2 Samuel 6:5


Continuando a leitura, um pouco mais a frente encontramos outra passagem que diz que Davi dançava com todas as suas forças.


"Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor"

2 Samuel 6:14


Davi era um grande homem de Deus, e ele dançou. E se prestarmos atenção nos detalhes, veremos que ele não dançou sozinho, mas dançou junto com todos os israelitas. Davi deu o seu melhor, dançou com a toda a sua força, com a sua melhor veste. E não pense que ele também não sofreu preconceito, porque nem ele escapou:


"E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração."

2 Samuel 6:16


Mesmo diante do preconceito de Mical, Davi não se envergonhou, pois ele sabia que a sua dança tinha sido para o Senhor.


"Mas Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quando me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei."

2 Samuel 6:21


Está na hora de vocês homens, tomarem uma posição de sacerdotes. Todo homem tem dentro de si uma autoridade natural que foi dada por Deus, para liderar e você precisa ser um líder enquanto dança, você precisa guerrear e usar a autoridade que o Senhor te deu na dança. Se Deus tem te chamado para este ministério, desenterre o seu talento, abandone o medo e a vergonha. Deixa Deus te usar!


Uns são chamados para cantar, outros para pregar e há ainda os que Deus chama para dançar. A dança não é só para meninas, você HOMEM DE DEUS também pode e deve dançar! Você não precisa dançar como as mulheres, você tem o seu jeito único e exclusivo, onde Deus vai te usar. Peça orientação ao Senhor, peça a Ele movimentos de guerra, júbilo e exaltação.


Deus não quer que você dance como uma menina, Ele tem uma dança específica para você. Descubra o seu estilo, aquele para o qual o Senhor está te chamando e dance com todas as suas forças como fez Davi, dance como o homem que você é. Não se intimide, não tenha medo, não recue, mas cumpra o chamado que o Senhor colocou em suas mãos.


Agora, separei algumas dicas, a respeito de coisas que você precisa ter cuidado:


☞ AS VESTES DO DANÇARINO


Assim como as mulheres, os homens também precisam de cuidados com suas vestes. Suas roupas devem ser santificadas e não podem ser escandalosas, nem expor o corpo do levita. Como dançarinos do Senhor é preciso dar o seu melhor em todos os sentidos, isso inclui suas vestes.


Peça ao Senhor que lhe dê um modelo apropriado para você, tanto nas cores como no estilo. Não use tecidos transparentes e evite modelos que o deixem afeminado. O ideal é usar uma calça larga e uma camiseta grande, o que não faltam são sugestões de figurinos por aí na internet.


☞ A CONDUTA DO DANÇARINO


O dançarino precisa ter uma conduta irrepreensível, não apenas por ser ministro, mas pelo simples fato de ser um cristão. É preciso que ele se comporte como um homem de Deus, que foi transformado pelo Espírito Santo. Além disso, é indispensável que o dançarino cristão tenha um bom testemunho dentro e fora da igreja.


"Para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas do céu."

Filipenses 2:15


☞ O CARÁTER DO DANÇARINO


De nada adianta você possuir dons e talentos se você não busca desenvolver um caráter parecido com o de Cristo. O caráter cristão é o que nos torna diferentes daqueles que não estão na presença de Deus. Não é algo que você desenvolve da noite para o dia, mas sim, algo que vai se formando com o passar do tempo.


O dançarino que deseja ter um caráter parecido com o de Cristo, precisa ser temente a Deus, desviando-se do mal e agindo com integridade e retidão. Ele não pode dançar buscando atrair mulheres, sucesso ou fama, pelo contrário, ele precisa ter um propósito em tudo que fizer e o seu maior objetivo, deve ser agradar a Deus com a sua dança.


Espero que este estudo abra seus olhos e te motive de alguma forma a exercer o seu chamado para dança. Deus abençoe você!

Milene Oliveira

Criadora do Projeto Dança Cristã. Escritora, ministra de dança e líder, bailarina e coreógrafa. Preletora em eventos ministeriais. 

Saiba Mais

Inscreva-se e Receba as Novidades

© Dança Cristã. 2020 | Direitos Reservados.

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon