Como solucionar conflitos no Ministério de Dança

Sabemos que trabalhar em equipe não é fácil, e que conflitos podem surgir. Entretanto, nem sempre conseguimos lidar com eles e permitimos que nosso ministério fique desorganizado. Pensando nisso, separei algumas dicas para auxiliar todos os líderes a resolverem estes conflitos:


Como solucionar conflitos no Ministério de Dança

Não confunda amizade com liderança


A primeira coisa que um líder deve ter em mente é que a amizade com seus liderados não deve influenciar suas decisões. Deus deu a cada líder a autoridade para definir se um ministro está apto, ou não para ministrar, e muitas vezes o líder sabe que ele não está e mesmo assim permite, por medo de desagradá-lo. Isto gera conflito no ministério pois os outros ministros percebem e muitas vezes questionam.


O líder que está diante dessa situação, que defende quem está errado, acaba se queimando com os outros ministros e mostra que não é digno de confiança. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer para solucionar uma confusão no ministério é não confundir amizade com liderança e corrigir quem deve ser corrigido.


Identifique o problema


O que tem causado os conflitos? Um ministro? Uma situação? Uma coreografia que o grupo não aprovou? Um figurino que cada um quer fazer de um jeito? Quem começou a confusão? Procure saber de onde vem o conflito, a sua raiz. Só assim poderá resolvê-lo.


Analise os fatos


Seja qual for o motivo do conflito que vocês tiverem enfrentando, analise todos os fatos antes de tomar uma decisão. Analise a situação e tudo que gerou o problema. Se a confusão acontece entre dois ou mais ministros procure dar um basta, mostrando à luz da Bíblia que Deus não se agrada dessas coisas.


Avalie as alternativas


Depois que o problema estiver identificado e a situação analisada, comece a avaliar todas as alternativas possíveis. O que você pode fazer diante deste conflito? Disciplinar quem causou a confusão? Levar o problema até os pastores? Verifique tudo que pode ser feito e as consequências de cada ação, para chegar a melhor alternativa.


Escolha a melhor solução


Depois de analisar cada alternativa possível e as consequências de cada uma, escolha aquela que na sua opinião seria a melhor solução para aquele conflito. Mas não tome esta decisão baseada somente no que você acha, ore, converse com o Senhor a respeito e peça a Ele uma direção, para que Ele lhe ajude a tomar a decisão correta.


Um ministério de dança cheio de conflitos precisa buscar ainda mais a presença do Senhor. Quanto mais forte vocês forem, de mais forças irão precisar, porque as setas do inimigo serão ainda maiores. Portanto, evitem confusão, problemas, fofocas e intrigas. Sejam todos amigos e trabalhem em união. Não permita que o mal prevaleça no ministério de vocês.


E lembre-se do que a Bíblia diz:

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!"

Salmos 133:1


Um abraço e fiquem na paz!!

Milene Oliveira

Criadora do Projeto Dança Cristã. Escritora, ministra de dança e líder, bailarina e coreógrafa. Preletora em eventos ministeriais. 

Saiba Mais

Inscreva-se e Receba as Novidades

© Dança Cristã. 2020 | Direitos Reservados.

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon