Fazer aula de dança em escola secular é pecado?

♯MIRESPONDE


Oi pessoal, vou responder mais perguntinhas que vocês me mandam lá no Instagram: @dancacrista ou @miledancer. E hoje o assunto é sobre fazer aula de dança em escolas seculares. Pode ou não pode?


Fazer aula de dança em escola secular é pecado?

Infelizmente, nem todo mundo possui um escola de dança evangélica, próximo a sua casa ou na sua cidade, e a maioria das escolas e academias de dança comum ensinam com músicas seculares. Mas e aí, o que fazer? Eu deixo de investir na minha técnica? Ou faço aulas nessas escolas?


Este sem dúvida, é um tema bastante polêmico, e eu confesso a vocês que sempre fui do time que acredita que ministro de dança deve aprender no meio cristão. Não necessariamente em uma escola cristã, porque existem poucas espalhadas por aí. Mas através dos eventos: congressos, workshops, café com dança, oficinas, etc. E através das escolas e aulas online. Ou ainda contratar um professor de dança para que vá até a igreja e ensine para o ministério.


PORÉM, sabemos que a realidade nem sempre é tão fácil assim, a maioria dos ministérios não tem condições de contratar professores e muito menos de viajar e participar de eventos. E apesar, da internet ter facilitado muito a nossa vida, sabemos que não é a mesma coisa de ter um professor ali te auxiliando. Não dá para ter flexibilidade, equilíbrio e muitas outras coisas necessárias a um bailarino, apenas assistindo vídeos. É por isso que SIM, temos que recorrer às escolas de dança seculares.


Mas se isto é errado ou não, depende principalmente de sua motivação. Dançar para se exibir ou para atrair atenção das pessoas, dançar por puro prazer carnal, ou dançar com qualquer outra finalidade que não seja contribuir para o reino de Deus, são atitudes que devem ser evitadas por qualquer ministro. Pois com certeza, Deus não se agrada disso. Porém, se você deseja estudar dança e sua motivação é aprender para melhorar como ministro, tudo bem, DESDE QUE: você não se deixe contaminar por isso!


Você precisará de maturidade o suficiente, para não se deixar levar pelo ambiente da escola de dança onde você está. Porque sim, você pode acabar se deslumbrando com o brilho dos figurinos, com a emoção dos espetáculos, com a vibração do publico. E aí, algo que seria para acrescentar, deixa de ser edificante e passa a atrapalhar sua vida espiritual.


CUIDADO:


"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine.

1 Coríntios 6:12


Se você não tem condição de aprender no meio cristão, se não conhece nenhuma escola de dança cristã presencial, e não pode viajar para participar de cursos, oficinas, workshops, etc. Então deixar de investir na sua técnica não é a melhor opção. Você pode e deve buscar aperfeiçoamento, mesmo que seja estudando em uma escola de dança comum, até porque, as técnicas devem ser aprendidas, para dar o melhor a Deus. MAS, não perca o foco, esteja ali apenas para melhorar a sua dança. Não se deixe levar pelo estrelismo, ou prazer carnal. Seja diferente, dê um bom testemunho.


Seu foco deve ser na técnica e não nas músicas, ou os eventos, ou o palco, a plateia, etc. Aprenda os passos, os alongamentos, a técnica em si. E busque discernir o que pode ser usado na igreja e o que não pode. Evite participar dos espetáculos. Geralmente, nesses eventos, os figurinos usados são muito curtos e contam com apresentações de músicas seculares, então não participe, porque isso não te edifica em nada, e pode comprometer o seu testemunho e a sua intimidade com Deus.


Outra questão importante: nem todos os estilos de dança usam músicas seculares, no ballet clássico por exemplo, as músicas usadas na maioria das vezes, são clássicas, de piano, e você vai aprender uma base incrível, sem se expor a letras bizarras que nada tem a ver com seu propósito de vida. Sempre que tiver tiver dúvidas se determinada coreografia pode ser dançada ou não, pergunte a Deus se Ele se agrada disso.


Se a sua dança não for para adorar ao Senhor, para ganhar almas e levar uma mensagem às pessoas, gerando cura, restauração e mudança, ela não tem nenhum valor espiritual. Então querida, quando for fazer sua inscrição, já avisa que seu interesse lá na escola é unicamente aprender sobres estes tipos de dança para melhorar sua técnica e desenvolve-la dentro do ministério. Evite participar de qualquer coisa que não acrescente nenhum valor espiritual ao seu ministério.


E nunca se esqueça do que diz a palavra do Senhor:


"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." - 1 Coríntios 10:31


Espero ter respondido as dúvidas de vocês sobre este tema.

Logo logo tem mais perguntinhas respondidas por aqui.

Se você ainda não mandou sua pergunta, manda lá no direct do Instagram:

@dancacrista ou @miledancer.

Ou nos envie sua dúvida através do chat daqui do site.

Que Deus abençoe cada um de vocês!!!


Milene Oliveira

Criadora do Projeto Dança Cristã. Escritora, ministra de dança e líder, bailarina e coreógrafa. Preletora em eventos ministeriais. 

Saiba Mais

Inscreva-se e Receba as Novidades

© Dança Cristã. 2020 | Direitos Reservados.

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon