É incrível a forma que Deus trabalha na sua vida quando você permite. Ele muda você, Ele te levanta para fazer o que jamais imaginou. E aquilo que parecia não servir para nada, Ele transforma em algo muito valioso para ser usado por Ele, para ser instrumento na vida de outros.

Aprendendo com Davi, Davi derrotou Golias, Davi derrotou o gigante, Blog Dança Cristã, Por Milene Oliveira

Na palavra de Deus vemos exemplos de homens, que aos olhos das pessoas não eram nada, um deles era Davi, ninguém acreditava que ele seria capaz de derrotar o gigante. Golias tinha quase 3 metros de altura, enquanto Davi era jovem, pequeno e inexperiente. Mas ele o derrotou, não por sua força, mas pela força de Deus. Davi sabia que Deus estaria lutando por ele. Foi Ele quem o encorajou, foi Ele quem o capacitou para executar essa tarefa e ele cumpriu muito bem.

Ao ler esta passagem bíblica algumas coisas me chamaram a atenção, e eu gostaria de compartilhar com vocês:


- 1 Samuel 17:26
"Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?" 

Quando Davi ficou sabendo do que estava acontecendo, ao contrário de fugir com medo, como muitos estavam fazendo, ele fez uma pergunta: "Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?", em outras palavras Davi estava dizendo: "Quem esse gigante pensa que é? Ele pode ser grande, forte, mas nós somos o exército do Deus vivo." Ah que maravilha se todos pensassem dessa forma. Davi sabia o tamanho do seu Deus. E daí se o gigante era grande? Deus é muito maior! 

Quando aparecem gigantes em seu ministério, qual sua primeira atitude? Você recua com medo? Você deixa o gigante te vencer? Ou você o enfrenta, reconhecendo o tamanho do seu Deus?
#Reflita


- 1 Samuel 17:28-29
"Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha".
E disse Davi: 'O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?'"

Quando o irmão mais velho de Davi percebeu que ele perguntava sobre o que estava havendo, ele criticou Davi, disse que ele queria apenas assistir a batalha, mas Davi estava ali por um motivo maior. Davi foi enviado por Deus para derrotar Golias, e ele não recuou quando encontrou críticas em seu caminho.

Como você tem agido diante das críticas que recebe? Desiste do seu ministério? Desiste de cumprir o que Deus colocou nas suas mãos? Ou você continua sem recuar?
#Reflita


- 1 Samuel 17:32
"Davi disse a Saul: 'Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele'."

Enquanto todos recuavam, Davi aproveitou a oportunidade. Os homens olhavam para o tamanho daquele gigante: "Ele é muito grande, não vamos conseguir", era o que eles pensavam, mas Davi olhou para ele de outra forma: "Ele é muito grande, não tem como errar".

E você? Você olha para as dificuldades e vê apenas dificuldades? Ou consegue enxergar em cada uma delas uma oportunidade?
#Reflita


- 1 Samuel 17:32-33
"Respondeu Saul: 'Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade'."

Saul duvidou de Davi, ele achava que Davi não era capaz, que ele não tinha condições de lutar contra aquele filisteu, e talvez ele não tivesse mesmo, mas quem disse que ele lutaria sozinho? Deus é quem iria lutar por Davi.

Quando duvidam de você, como você age? Aceita o que dizem e simplesmente desiste? Ou continua confiando que Deus é quem faz e não você?
#Reflita


- 1 Samuel 17:36
"Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo."

Davi não queria apenas vencer o gigante, ele queria provar que o seu Deus era maior que Golias. Ele sabia que ninguém desafiava o exército de Deus e ficaria por isso mesmo. Acredito que ele pensava: "Esse gigante vem desafiar o exército de Deus, e acha que vai sair daqui vencedor? Será que ele não sabe que o Deus que nós servimos é muito maior e mais poderoso que ele?"

E será que você sabe que o Deus que você serve, é muito maior e mais poderoso que esse gigante que se levantou contra seu ministério? Então porque você recua? Porque você sente medo? É com o povo de Deus que ele está mexendo e Deus dará a vitória a vocês! Ninguém que se levanta contra Deus, sai vencedor!
#Reflita #Confie


- 1 Samuel 17:37
"O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: 'Vá, e que o Senhor esteja com você'."

Davi confiou em Deus. Quando ele disse "o Senhor me livrará das mãos desse filisteu", ele estava reconhecendo que nada podia fazer, que Deus é quem iria lutar com ele e lhe dar a vitória. Diante disso Saul não teve outra opção a não ser ceder e abençoar Davi.

Quando o gigante se levanta em seu ministério, como você tenta derrotá-lo? Usando sua própria força? Sua sabedoria? Seus conhecimentos? Suas experiências? Ou você reconhece que sem Deus nada pode fazer?
#Reflita


- 1 Samuel 17:41-42
"Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele."

Golias zombou de Davi, o desprezou. Ele viu o que o homem vê: a aparência, e ele pensou que seria fácil demais derrotá-lo, tanto que para ele chegava a ser humilhante ter que lutar com alguém tão pequeno aos olhos humanos. Imagino que ele deve ter pensado: "Isso é o melhor que eles tem? Coitado, vou derrotá-lo com uma mão". Mas o que ele não sabia, era quem estava por trás de Davi, quem lutava de verdade. Davi podia até ser pequeno, mas o seu Deus era grande!

Você pode até ser pequeno, frágil, inexperiente, mas o seu Deus é muito grande, maior que todo e qualquer gigante que você tenha que enfrentar, continue confiando Nele, é Ele quem lutará por você!
#Confie


- 1 Samuel 17:45,46,47
"E Davi disse ao filisteu: 'Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça... Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos'."

Davi lutou em nome do Senhor. Aqui ele glorifica o nome de Deus e mostra a todos que aquela vitória não seria para exaltar a si próprio, mas para exaltar o nome do Senhor. Ele provou a todos que Deus dá a vitória a quem Ele quer, independente dos recursos que esta pessoa tenha para lutar. Golias tinha armaduras, Davi tinha a fé!

Como está a sua fé? Você consegue crer no Senhor diante dos gigantes? Você reconhece que sua luta, é para que lá na frente você possa alcançar a vitória e engrandecer o nome do Senhor? Nenhuma provação é em vão, tudo vem com o propósito de glorificar o nome de Deus. Pois é Ele quem dá a vitória, somente pelo poder Dele é que podemos vencer, jamais venceremos por nós mesmos!
#Reflita


- 1 Samuel 17:49-50
"Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou."


Davi venceu! Era impossível aos olhos humanos, mas não para Deus. E você também vai vencer! Não importa qual o tamanho da sua luta, não importa quão grande seja o gigante que te afronta, Deus te dará a vitória. Mas depende de você! Você precisa ir a luta, você precisa permitir que Deus trabalhe em você e através de você.

Davi foi usado por Deus, para vencer Golias e garantir a vitória ao seu povo, e Deus quer usar você também. Qual a sua limitação? Você se acha pequeno ou fraco demais para ser usado por Deus? Pois saiba que Ele usa quem Ele quer e da maneira que quiser. Então não dê mais desculpas, deixa Deus te usar, deixa Deus fazer de você um vaso de muito valor. Deixa Ele mudar vidas através da sua vida! Deixa Ele fazer a obra. Deus te chama hoje para uma transformação, basta você permitir! Deus te chama para ser um vencedor, basta você aceitar!

Diga para o Senhor neste momento: 
"Senhor eu aceito ser um vencedor, não quero mais ser um fracassado! Eu permito que o Senhor me use para ser instrumento na vida de outras pessoas, como Davi foi um instrumento, para que a vitória fosse entregue àquele povo. Senhor, eu não quero mais recuar, tira todo o medo do meu coração e me encoraja, como encorajou Davi. Aumentai a minha fé somente assim, conseguirei lutar com a certeza da vitória!"

Que Deus abençoe vocês!