Máscara de Carnaval no artigo Cristão não pode participar do Carnaval - Blog Dança Cristã - Por Milene Oliveira

E aí meus amores, tudo bem com vocês? O carnaval está chegando e eu senti que precisava falar com vocês a respeito. Nós cristãos sabemos muito bem de tudo que essa festa é capaz de fazer com as pessoas, mas apesar disso, infelizmente, muitos insistem em trocar tudo aquilo que conquistaram com Jesus ao longo do ano, para ter alguns dias de prazer... Muitos crentes acreditam que não há nada de errado em ir ao carnaval desde que, não beba, não se drogue, nem faça nada de errado, mas o que estas pessoas ignoram é o significado e a mensagem deste festa, que como o próprio nome diz: Carnaval = festa da carne.

Veja o que diz a palavra: 

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não satisfareis a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia (sensualidade, pornografia, devassidão) idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (teimosia, tenacidade), ciúmes, iras, discórdias, dissensões (desarmonia, divisão, desacordo), heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” - Gálatas 5.16-21.

Agora pergunto a vocês: o que acontece na festa de carnaval? A resposta é simples: exatamente o que este texto descreve. Quantas pessoas não se entregam ao álcool e as drogas, perdendo o controle do seu corpo e muitas vezes se envolvendo com quem, nem se quer, conhecem? Quantas garotas não vão festejar com roupas que mostram seu corpo e fazem referência a sensualidade, despertando o desejo a todo tipo de homem, causando ciúmes e até mesmo inimizades? Quantos casais não acabam brigando e se separando neste período, onde a tentação é muito maior? Quantos homicídios e discórdias não ocorrem? Mas a Bíblia é clara: "os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."

E sabe o que é pior? Que mesmo sabendo disso, muitos cristãos, principalmente jovens, não assumem totalmente a sua fé e por vergonha dos amigos ou medo do que vão pensar, preferem se submeter a tudo aquilo que opõe o evangelho. Isso não acontece somente no carnaval, mas em várias outras ocasiões, onde as pessoas procuram ser preenchidas por uma falsa alegria, que logo se acaba ao se depararem com a realidade: estragos financeiros, lares destruídos pelo adultério, gravidez indesejada, os efeitos da droga usada, talvez, pela primeira vez, a descoberta de um vírus da Aids, assaltos, acidentes, assassinatos e na maioria das vezes uma tristeza muito maior do que antes. 

Não estou aqui julgando quem participa, até porque, muitos não conseguem enxergar o que estou dizendo, meu objetivo é apenas alertar vocês, principalmente jovens cristãos, que estão dentro da casa de Deus desfrutando de tudo aquilo que Ele colocou em suas mãos, mas que ainda não se decidiram a respeito de participar ou não desta festa. Troque o bom pelo melhor! O carnaval pode ser "bom", mas o melhor é estar na presença do Senhor, vivendo a verdadeira alegria, que não termina em 5 dias. E o que se colhe depois são frutos muito melhores do que as consequências que a festa da carne traz àqueles que participam. Não abra mão do que Deus tem para você!

Queridos, o carnaval não serve para outra coisa, se não fazer você esquecer-se do Senhor e de tudo aquilo que Ele fez em sua vida. Não precisamos criar um samba evangélico, ou um bloco evangélico, muito menos uma escola de samba evangélica, pois nossa papel não é trazer os hábitos do mundo para a igreja, e sim as pessoas que estão no mundo, e para isso nossa própria vida é a melhor forma de evangelização, através do nosso bom testemunho, isso sim faz a diferença. Não adianta nada aceitar Jesus como Senhor, se continuarmos tendo as mesmas práticas de antes. Precisamos mudar nossas atitudes. Podemos ser tentados, mas não podemos nos deixar ser vencidos pela tentação. 

Agora vamos fazer uma reflexão: A palavra de Deus diz: 

"Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne;" - Gálatas 5:13. 

A Bíblia é clara quando diz que somos livres, porém, não devemos usar esta liberdade como desculpa para dar espaço ao pecado.

1 Corintios 10:23 diz:

"Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica."

Será que como cristãos, nos convém participar desta festa, colocando em risco a nossa salvação? Será que existe algo que possa nos edificar em meio a um carnaval? Seja sincero com você mesmo, o que você espera participando de uma festa dessas? Ser edificado? Evangelizar? Apenas se divertir? Ter alguns momentos de prazer? Será que vale mesmo a pena se submeter a isso? 

Algumas pessoas não veem problema nenhum em ir, já que não pensam em fazer "nada errado", porém não percebem que somente o fato de irem, já é um erro. É praticamente impossível ver tantas coisas erradas sem se envolver com nenhuma delas. Pessoas cantando e dançando músicas seculares, do outro, homens e mulheres se envolvendo sem terem um mínimo de respeito por si mesmos, sem falar, nas ofertas que receberá: "só um copo", "só uma tragada", "só uma cheiradinha", "só um beijo", e será que você conseguirá resistir a tantas propostas? Pode até ser que sim, mas é melhor não arriscar-se. Lembre-se: um pequeno pensamento impuro já é um pecado e quando você menos perceber, já pecou. 

"E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52" 

O versículo acima nos mostra que não precisamos de carnaval, bebedices, "pegações', drogas ou nada parecido, para nos sentirmos alegres, pois o próprio Espírito Santo pode nos proporcionar este sentimento, e o melhor, a alegria que vem do Senhor, não é efêmera, ela dura muito mais que alguns dias. Portanto, assuma hoje mesmo a sua fé e busque forças no Espírito Santo. Se você não consegue resistir a 5 dias de festa, talvez Jesus não seja o centro de sua vida.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." - 1 João 2:15.

Tire esses dias para ficar mais perto de Deus. Se na sua igreja terá um retiro, ótimo! Vá! Se não, fique quietinho em casa, aproveite que terá mais tempo livre e dedique-o a Deus. Faça um estudo, ore, cante e dance, na presença do Senhor e tenha certeza que você se sentirá muito mais forte e renovado. Faça o teste e depois me conte. 

Que Deus abençoe vocês!!!【ツ】
Escrito por: Milene Oliveira