Graça e paz adoradores e bailarinos do Senhor, como vocês estão? Nos últimos artigos eu falei bastante sobre motivação e algumas pessoas começaram a me perguntar o que fazer para manter o seu ministério motivado. Eu vou responder esta pergunta nos próximos dias, com algumas dicas que elaborei, mas antes quero falar um pouco sobre o que causa a desmotivação dentro do ministério, vamos lá?!

Desmotivação no Ministério de Dança, Causas da desmotivação, como motivar uma equipe, como manter um ministério motivado, motivação espiritual, desmotivação espiritual


Primeiramente vamos entender o que significa motivação. Como o próprio nome diz, motivação é o motivo ou a causa que leva uma certa pessoa a estar disposta para fazer algo. Em tudo que vamos fazer, seja na vida espiritual ou não, temos um motivo. Por exemplo: porque você estuda para uma prova? Porque você quer tirar boas notas não é mesmo? Então essa é a sua motivação, ou seja, o motivo que te leva a estudar.

Quando entramos em um ministério de dança também temos motivações. Alguns querem adorar a Deus, outros querem evangelizar e ganhar almas para Jesus, tem ainda aqueles que entram no ministério pensando apenas em aparecer, em ser aplaudido, enfim, todos temos nossa motivação, mas com o passar do tempo, vão surgindo as lutas, as dificuldades, e vamos ficamos cada vez mais desanimados, desmotivados até perdermos a vontade de continuar. É nestes momentos que pensamos em desistir e abandonar tudo, será que esta é mesmo a melhor a opção, desistir de tudo? Com certeza não! Ao invés de jogar tudo pro alto devemos identificar o que está nos deixando assim e eliminar estas causas da nossa vida. 

DECEPÇÕES

Uma das maiores causas da desmotivação é a decepção. Decepções amorosas, decepções no ministério, decepções no trabalho, decepções familiares, tudo isso atinge e enfraquece nossa vida espiritual. Mas não podemos esquecer que servimos um Deus que é maior do que qualquer frustração que venhamos a passar. É justamente quando nos sentimos fracos que o Seu poder se revela em nossa fraqueza.

CONFLITOS NA EQUIPE

Quando um ministério começa a ter muitos conflitos os seus membros começam a ficar desmotivados. Somos parte do corpo de Cristo e precisamos trabalhar em união. Competições, intrigas e discussões devem ser evitadas.

PECADO

O pecado nos afasta da presença de Deus, e quando nos afastamos Dele é impossível continuarmos motivados para fazer a obra. Aos poucos vamos ficando fracos, desanimados e quando percebemos já estamos muito longe de Deus e tudo se tornou bem mais difícil. Não permita que o pecado te afaste de Deus, não deixa ele tirar o ministério que o Senhor te deu. Peça ao Senhor que te ajude a ser santo, e que renove suas forças para que você volte a fazer a obra com excelência.

PERCA DO FOCO

Quando o ministério perde o foco e passa a olhar para qualquer coisa que não seja Jesus, as frustrações começam a aparecer e junto com elas vem a desmotivação. Evitem olhar para o sucesso que vocês não conseguem, ou a técnica que vocês não tem, ou até mesmo para os defeitos dos outros, e olhem somente para Jesus.

FALTA DE CONHECIMENTO DA PALAVRA

Somente quando conhecemos a palavra é que podemos descansar na certeza de que as promessas do Senhor se cumprirão na nossa vida. Essa esperança de vivermos as promessas de Deus nos motivam a seguir em frente, a continuar.

FALTA DE INTIMIDADE COM DEUS 

Uma pessoa que não tem intimidado com Deus não conseguirá se manter de pé quando as dificuldades vierem. Quando somos íntimos Dele as dificuldade podem vir, mas não nos deixaremos abater. E dessa forma nunca ficamos desmotivados, pelo contrário, temos o desejo de fazer sempre o nosso melhor, somente para agradá-lo.

COMODISMO ESPIRITUAL

A pessoa começa a pensar que já teve experiências o suficiente com Deus, que já aprendeu tudo que precisava, e está satisfeito, com isso vai deixando de buscar, vai deixando de orar, vai deixando de jejuar e quando percebe se encontra desmotivado e sem forças para continuar. Precisamos buscar sempre por mais de Deus, por experiências novas e constantes com Ele. 

Uma pessoa desmotivada é aquela que:

Parou de ler a Bíblia

Ler a palavra se tornou algo muito chato, cansativo, e  pessoa não consegue mais. As vezes até tenta, porém não termina um capítulo. Qualquer coisa é mais interessante.

Parou de Orar ♥ 

A pessoa nunca tem tempo para orar, só ora na igreja quando se sente constrangida. Ela também não sente mais a presença de Deus e não tem vontade de buscá-lo.

Não tem vontade de ir para a igreja

A pessoa está sempre inventando uma desculpa para não ter que ir a igreja. E quando vai, é como se estivesse longe, o corpo está lá, mas os pensamentos em outro lugar. Com isso a pessoa vai perdendo o alimento espiritual e se enfraquecendo cada dia mais um pouco.

Mesmo que hoje você se encontre desmotivado, não é necessário permanecer assim. Deus é maior que isso e Ele quer te ajudar a vencer esse desânimo. Controle seus pensamentos, para que neles estejam somente coisas edificantes que vão te ajudar a vencer este momento. Evite sentimentos como ódio, rancor, tristeza e mágoa. Permita que o Senhor tome conta da sua vida e te livre desse mal.


Leia também:

Assista:

E aí? Gostou do nosso artigo?? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e envie para os seus amigos do ministério. Se tiver alguma experiência para contar, ou algo a dizer sobre este assunto, fique a vontade para comentar... Fiquem com Deus meus amores! Que Deus abençoe cada um de vocês e derrame suas bençãos sobre o ministério de todos, graça e paz!