Uma pergunta que tenho recebido muito é: "Como lidar com adolescentes no ministério de dança?". Realmente, lidar com eles não é fácil. Adolescentes precisam de atenção especial, já que esta é uma fase complicada.

Como lidar com adolescentes no ministério de dança


Segundo a Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), considera-se adolescente aquele que possui entre 12 e 18 anos, veja:

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. 

Não é fácil lidar com adolescentes, por isso é preciso que o líder possua muita sabedoria e discernimento. Nesta idade, eles estão em um processo, onde estão crescendo e descobrindo a vida, são muitas dúvidas, descobertas e emoções, e eles ainda não se sentem prontos para nada, nem mesmo para se comprometerem com um ministério. Isto é normal, não se desespere!

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que forçar a barra, cobrar demais, exigir demais, vai afastá-los. Eles não estão preparados para cobranças. Por isso, o ministério é um lugar onde eles precisam sentir prazer em estar, somente assim, poderão levá-lo a sério. 

Se você possui adolescentes no seu ministério e não sabe como lidar com eles, confira algumas dicas:

Faça coisas que chamem a atenção

Adolescentes são jovens e precisam ser tratados como tal. Portanto, invista naquilo que jovens gostam de fazer, por exemplo: churrascos, luau, cinema ou até mesmo um filme na casa de alguém. Combine com o líder de jovens para fazerem festas temáticas e incentive-os a montar coreografias que tenham relação com o tema da festa. Jovens gostam dessas coisas. E você, líder, para chamar a atenção deles, precisa entrar neste mundo deles. Não esquecendo, que tudo deve ser feito com ordem e decência, como nos ensina a palavra.

Invente sempre algo para fazerem após os ensaios

Se o ensaio é no sábado, vocês podem se reunirem e ir a um clube juntos, se for de manhã, podem marcar de almoçar na casa de alguém, se for a noite, podem sair para jantar. Se o ensaio é a tarde, vocês podem combinar de passarem juntos em uma sorveteria antes de irem para casa. Tenham comunhão, isso é importante e faz muita diferença, pode acreditar.

Tirem um tempo em todos os ensaios, para orarem juntos

Não apenas orar, mas conversar também. Adolescente gosta muito de falar sobre sua vida, seus medos, seus sonhos... Tire uns 10 minutinhos em todo ensaio, para saber como foi a semana de cada um, e perguntar se estão bem. Isto mostra que você se preocupa com eles, faz com que se sintam amados, e eles vão sempre se lembrar que ali no ministério tem alguém que cuida deles. Quando comecei ir na igreja, eu ia nos cultos de jovens só pra conversar com os líderes, porque eles me ouviam e isso fez uma grande diferença na minha vida. Então não custa tirar os primeiros minutinhos do ensaio para conversar com eles e orar pela vida deles.

Leve sempre um estudo

Em todos os ensaios, leve um estudo, incentive-os a ler em casa e levar no próximo ensaio um resumo do que entenderam. Isto vai começar a despertar neles o desejo de buscar mais, de aprender mais.

Dê função a elas(es)

Por exemplo, escolher a música da próxima coreografia, levar o próximo estudo, ou dar uma palavra no próximo ensaio, montar a próxima coreografia, enfim... Envolva eles de todas as formas que puderem nas coisas do ministério, distribua tarefas e faça com que fiquem sempre ocupados. Isto vai motivá-los e mostrar que você confia neles.

Seja amiga delas(es)

Adolescentes, principalmente meninas, precisam muito de alguém por perto, cuidando delas, ajudando a lidar com os problemas da idade e tal, seja esta pessoa. Seja alguém que elas poderão contar e confiar sempre. Alguém que estará ali aconselhando e ensinando o melhor caminho, alguém que vai orar com elas, e ajudá-las sem julgar seus erros. Faça do seu ministério sua segunda família.

Nunca desista do seu ministério

Esteja sempre orando por ele e pela vida de cada um(a) de seus liderados. Pague um preço pela vida deles, ore, jejue... jejue, ore... Não existe nada mais eficiente que a oração. Confie sempre no Senhor e persevere. 

Leia também: