Você sabe qual é o seu chamado?
Você sabe o que fazer para descobrir qual o seu chamado?

Como Descobrir o Meu Chamado?, O chamado de Deus, Chamados para Dançar, O Ministério de Dança é o meu lugar?, O meu chamado é a dança?

Uma das maiores dificuldades de muitos cristãos, é descobrir qual o chamado que o Senhor tem para a vida deles. Falar que nasceu para pregar o nome de Deus na terra, para trazer glória ao nome Dele, é muito vago, você precisa saber de que forma deve fazer isto. É por isso que hoje, decidi dar algumas dicas de como descobrir qual o seu chamado e o que fazer depois que descobri-lo, vamos lá?!

Dica nº 1: Buscar o Senhor 

Se você ainda não descobriu qual o seu chamado, então busque esta resposta no Senhor. Como? Orando e jejuando. Mas não apenas isso. Não espere que um anjo do Senhor apareça na porta da sua casa lhe dizendo que foi lhe buscar para ir fazer missões, ou para cantar no ministério de louvor, ou fazer qualquer outra coisa, porque isso não vai acontecer. Você precisa estar na igreja, precisa se envolver com a obra, ajudar nos eventos, participar dos cultos, orações, enfim, envolva-se com a obra do Senhor e em algum momento você vai sentir onde é o seu lugar.

Dica nº 2: Descubra quais são os seus dons naturais

Você sabe quais são os seus dons naturais? Aquilo que você faz bem e que você sente prazer em fazer? Os seus melhores dons naturais apontam para o seu chamado. Na maioria das vezes  a nossa missão, está ligada aos nossos dons. Aquilo que Deus já plantou dentro de nós, indica qual o chamado que Ele tem para nossa vida. Se você não gosta de dançar, não tem paciência para fazer aulas, mal consegue levantar uma perna, nunca decora as coreografias, você vai fazer disso o seu chamado? Não, porque você já sabe que não tem dom natural para dançar. Então faça uma análise hoje mesmo, pergunte a si mesmo, quais são os meus dons naturais? O que eu gosto de fazer? Você gosta de dançar? Então entre para o ministério de dança. Você gosta de cantar? Se envolva com o louvor da igreja. Você ama lidar com jovens e adolescentes? Então vai ajudar seu líder de jovens. Você tem o dom para falar? Se envolva com a escola bíblica da sua igreja. Você tem o dom de escrever? Então escreva. Mas faça tudo para a glória de Deus.

É claro que o Senhor pode chamar para dançar alguém que nunca fez isso, assim como pode chamar para pastor, um tímido que mal consegue falar com seus familiares, pois tudo depende da vontade de Deus, esta é apenas um dica para lhe ajudar, mas a confirmação vem do Senhor, e caso Ele te chame para algo que você nunca imaginou fazer, creia que Ele irá te capacitar. 

Dica nº 3: Preste atenção nas suas indignações

O que te deixa indignado? O nosso chamado também pode estar ligado às nossas indignações. Por exemplo: Você fica indignado quando vê jovens se perdendo e se drogando? Isto te entristece? Mas te entristece de uma forma tão profunda que você chega a chorar por eles? Então, é aí que você tem que trabalhar, buscando jovens, orando por eles, levando a palavra de Deus a eles, o ministério ideal para você, seria esse: o ministério de jovens. Mas se isto não te deixa indignado, para você já se tornou algo normal no "mundo de hoje", então lidar com jovens, talvez não seja o seu chamado. Você fica indignado quando vê mendigos jogados pelas calçadas, ou crianças abandonadas? Ou pessoas sendo maltratadas? Passando fome? Você pode dar certo fazendo missões. Ou o que te deixa indignado é ver a ignorância das pessoas que não entendem nada sobre a Bíblia, que não conhecem nada de Deus? Se for isso, o seu chamado pode ser a pregação da palavra, a escola dominical da sua igreja, o pastoreio, o evangelismo. Onde está a sua indignação? O que entristece você? Suas indignações são uma pista de onde você pode trabalhar.

Depois que você descobrir qual é o seu chamado, há duas coisas que precisam ser feitas:

1º Coisa: Aceitar o Chamado

Precisamos aceitar o chamado do Senhor independente de qual seja ele, e permitir que o propósito de Deus seja cumprido através de nós. Você pode até fugir, ou não aceitar no primeiro momento, mas pode ter certeza, que vai chegar uma hora onde o Senhor te cobrará isso, o Espírito Santo começará a te incomodar e você sentirá aquilo arder dentro de você, porque quando o Senhor nos chama, não adianta recuar, sabemos que temos aquilo ali para fazer, portanto o quanto antes você aceitar o seu chamado, melhor, não perca tempo tentando fugir. Quantas pessoas poderiam ter chegado a Cristo no tempo em que você estava fugindo. Decida hoje mesmo, a aceitar o chamado de Cristo, seja ele qual for.

2º Coisa: Abrir mão de tudo que for necessário

Quando aceitamos o chamado de Deus para nossas vidas, algumas coisas automaticamente, ficam para trás, ou pelo menos, deveriam ficar. Não tenha medo de abrir mão do que for preciso em prol do seu chamado. Por mais que algumas pessoas não te entendam ou não concordem com você, cumprir a ordem de Deus é mais importante e você deve fazer isto. Se Deus mandar você para um lugar distante para realizar missões por exemplo, provavelmente sua família, seus amigos, te chamarão de louco. As vezes você está fazendo uma faculdade, ou tem filhos e até um marido ou esposa, que não poderá te acompanhar, mas ainda assim, se Deus te chamar, você precisará deixá-los para trás e partir.

Cumprir uma ordem do Senhor não é fácil, mas é a melhor escolha que podemos fazer. Decida hoje mesmo, cumprir o seu chamado. Amém?!

Espero ter ajudado vocês. Graça e Paz!


Leia também: