CAMPANHA DE ORAÇÃO
12º DIA: QUE EU APRENDA A LIDAR COM AS CRÍTICAS
VERSÍCULO: JOÃO 7:12

"E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo." - João 7:12


Campanha de Oração, 12º Dia, Que eu aprenda a lidar com as críticas, Campanha para Ministério de Dança, Blog Dança Cristã, Por Milene Oliveira.

Se tem uma coisa que você vai ouvir em toda a sua vida, são críticas. Não importa o que você faça, não importa quem você seja, não importa qual o seu cargo na casa de Deus, não importa se você anda em santidade ou se vive fazendo coisas erradas, as pessoas sempre vão criticar você. Elas sempre encontrarão um motivo para falar mal de você ou do seu trabalho. Talvez porque sentem inveja, ou talvez porque você está errado mesmo, ou ainda para lhe ajudar a melhorar em algo. Enfim, acostume-se, você sempre será criticado. Sabe porque? Porque por mais que nos esforcemos, NUNCA iremos agradar todo mundo. Nem mesmo Jesus agradou, até Ele foi criticado, e olha, que Ele nunca pecou, Ele era perfeito, mas nem sua perfeição foi capaz de livrá-lo das críticas. Como nos mostra o versículo acima, uns acreditavam em Jesus, outros diziam que Ele enganava o povo.

Portanto, o melhor que podemos fazer é orar para que o Senhor venha nos ensinar a lidar com as críticas. Temos que aprender a filtrar cada crítica, aquilo que é construtivo, deixar entrar, o que não for, analisar dentro do contexto bíblico e se não servir, jogar fora, não ficar alimentando. Por exemplo: não fique se matando porque alguém disse que você é gorda e não pode dançar, em algum lugar a Bíblia diz isso? Não. Então pode ignorar. Se aprendermos a fazer isto, não seremos tão abalados quando ouvirmos uma crítica. Mas se alguém disser que você precisa mudar alguma coisa, para que seu ministério venha a crescer, analise, quem sabe esta pessoa está certa. 

Quando for criticado em algo, pergunte a si mesmo: de quem veio esta crítica? De alguém que está fora da casa de Deus? De um invejoso? Ou de um obreiro, de um líder, um pastor? Porque há diferentes tipos de críticas. Alguns te criticam por inveja, porque desejam ocupar o seu lugar, outros, porque já estiveram onde você está e se decepcionou, e agora vê defeito em tudo. E tem ainda aqueles que já passaram pela mesma experiência que você e por isso conseguem enxergar algo que você talvez não veja. Enfim, peça discernimento e sabedoria ao Senhor, para que Ele lhe ajuda a tomar a decisão certa, em relação a cada crítica que recebe.

Senhor Deus, Bendito seja o Teu nome. Meu Deus, meu Pai, quão grandioso tu es, quão grandiosas são as tuas obras. Senhor eu quero falar contigo agora, eu lhe peço um minuto da sua atenção, ouça-me Deus. Pai eu sei que há muitas pessoas por aí que tem me criticado. Eu sei que por mais que eu me esforce, eu jamais conseguirei agradar a todos, e isto não me importa, pois o que eu desejo mesmo é agradar ao Senhor. É ao Senhor que eu tenho que agradar, não às pessoas. Por isto, me ensina Pai, a trabalhar de uma maneira que o agrade, a servir de uma maneira que o agrade, a viver conforme o agrada. E quando as pessoas começarem a me criticar, me faz lembrar Senhor, que eu preciso agradar a ti. Mesmo que eu sofra perseguições, mesmo que eu seja injustiçado, importa-me agradar ao Senhor. Senhor, meu Deus e Pai, me dê sabedoria e discernimento. Sabedoria para aprender a lidar com as críticas, sem desanimar por causa delas, e discernimento para reconhecer quando uma crítica deve ser aproveitada ou jogada fora. Pai, me perdoa se em algum momento recebi uma crítica construtiva, mas não ouvi, porque me importava apenas fazer as coisas do meu jeito, conforme eu achava que era certo. Perdoa se em algum momento eu critiquei o outro irmão por inveja do trabalho dele, ou simplesmente por achar, que apenas eu sabia o que era certo e que tudo que ele fazia estava errado. Me perdoa Pai. Abençoa Pai o meu ministério, e cada ministério representado nesta campanha, não permita que a críticas nos desanimem ou nos faça desistir, mas que sirvam de motivação para fazermos ainda mais e ainda melhor para o Senhor. Eu oro, em nome de Jesus. Amém.


Leia também: