Olá meus amores, tudo bem com vocês? Eu peço desculpas a vocês por não ter conseguido postar este artigo ontem, como deveria ter feito. Hoje não é dia de postagem, mas tive um pequeno problema em meu computador e não consegui mandar o post no dia certo, mas estou aqui hoje com dicas de alguns objetos que podem ser utilizados na dança ministerial, como um ato profético ou simplesmente como uma forma de enriquecer a ministração. Vamos lá?

Cruz: A cruz é um objeto polêmico em nosso meio, muitos não recomendam o seu uso, mas na minha opinião, não vejo problema algum, eu mesma já usei em minhas ministrações e foi benção. Antes de usar, ore e peça a direção do Espírito Santo, não faça nada sem a orientação Dele. A cruz significa o sacrifício e o sofrimento de Jesus.

O uso dos objetos nas ministrações, Cruz


Globo ou Bola: Significa a soberania de Deus sobre a nação. E podem ser usados em danças clamando pelas nações, pela proteção dos países e como uma forma de mostrar que o mundo está nas mãos de Deus.



O uso dos objetos nas ministrações, bola



Fogo: Significa guerra, vigilância, oração, purificação. Pode ser representado por vários objetos, entre eles: véu vermelho, tochas de fogo, velas.

O uso dos objetos nas ministrações, tochas de fogo


Vasos: Representa o homem nas mãos do oleiro, nas mãos de Deus, que pode ser moldado, quebrado, restaurado, refeito.

O uso dos objetos nas ministrações, vasos


Véu ou Tecidos: Pode significar várias coisas, água, fogo, vento, mar, pecado, sangue de Jesus, cobertura espiritual, etc.. Depende da cor do véu e do momento que for usá-lo. Enriquece bastante as ministrações. Podem ser usados na cabeça como adereço, nas mãos ou presos na roupa... Podem ser grandes ou pequenos, brancos ou coloridos. 

O uso dos objetos nas ministrações, véu


Bandeira: Significa o reconhecimento de Deus como autoridade sobre a nação. Podem ser usadas várias cores: branca, vermelha, bandeira dos países, cidades... Representam paz, missões...

O uso dos objetos nas ministrações, bandeiras


Lança e Bastão: Significa vitória, guerra. Podem ser usados em dança espiritual como um ato profético, simbolizando guerra.

O uso dos objetos nas ministrações, lança e bastão


Flechas e Espadas: Também simbolizam guerra e batalha Espiritual. Podem ser utilizados em canções de guerra para declarar o poder de Jesus, ou como uma representação do seu exercito aqui na terra.
O uso dos objetos nas ministrações, flecha


Arco de Fitas e Pompons: Simbolizam alegria, vitória, júbilo, livramento. É interessante usar fitas coloridas com cores fortes. Marcam presença em louvores animados. São leves e fáceis de usar. 

O uso dos objetos nas ministrações, arco de fitas


Bíblia: Pode ser usada para representar refúgio, consolo, escudo, a palavra de Deus e suas promessas.

O uso dos objetos nas ministrações, bíblia


Lamparina e Lanternas: Podem ser usadas para representar luz.

O uso dos objetos nas ministrações, lamparina


Arco ou Bambolê: Representam aliança com Deus.

O uso dos objetos nas ministrações, bambolês e arco


Fitas: Existem dois tipos: as fitas usadas na Ginástica Rítmica e as fitas hebraicas. Ambas são bonitas e deixam a ministração mais alegre. As fitas hebraicas significam o Corpo de Cristo, interligado. Também representa festas, união, alegria, júbilo... As fitas de Ginástica representam diversas coisas: o mover do Espírito Santo, quando as fitas se movem em espirais. Proteção de Deus quando as fitas envolvem o corpo do ministro de dança em movimentos circulares (os anjos que se acampam ao redor dos que amam a Deus).Os caminhos de pecado, tortuosos, e também a serpente, dependendo da ministração e a forma como se coloca (contexto da dança). Simbolizam alegria, júbilo, regozijo, com saltos de alegria.

O uso dos objetos nas ministrações, fitas hebraicas
Fitas Hebraicas


Fitas de Ginástica


Coroa: Podem ser usadas para declarar a glória e a soberania de Deus, afirmando que toda a gloria pertence a Ele.
O uso dos objetos nas ministrações, coroa


Guarda-Chuvas: São utilizados em músicas que falam sobre chuva de bençãos. Podem representar a proteção de Deus, abrigo nas adversidades (tempestades), etc.

O uso dos objetos nas ministrações, guarda-chuvas


Cadeiras: Representam o altar de Deus.

O uso dos objetos nas ministrações, cadeiras


Cartazes e Estandartes: Estas peças geralmente são usadas, quando precisamos falar da pessoa de Jesus, de Deus e do seu Reino. Eles podem vir com mensagens como: Poderoso Deus, Seu reino não terá fim, Venha o Teu Reino, Rei dos Reis... Podem conter somente imagens. Podem ser usados para representar a majestade de Deus, para anunciarmos sua presença ou para passarmos a ideia de grandeza de Deus.

O uso dos objetos nas ministrações, estandarte


Pandeiros e Tamboris: São usados representando alegria e felicidade. Os pandeiros eram um dos instrumentos usados pelo povo de Israel para celebrar ao Senhor nas suas rodas de dança. 

O uso dos objetos nas ministrações, pandeiros


Luvas de Tiras: São pouco conhecidas e pouco utilizadas. Também podem significar diversas coisas dependendo do que o Espírito de Deus revelar a vocês. Podem simbolizar a unção do Espírito Santo transbordando.

O uso dos objetos nas ministrações, luvas com fitas
Luva com fitas


Além destes, muitos outros podem ser usados, eu mesma já utilizei caixas, representando as promessas de Deus, cestas, representando colheita, tinta vermelha, representando o sangue de Cristo, etc. Já vi ministérios usando frutas, taças com vinho e pão, simbolizando a aliança da ceia, jornais, enfim, não há uma fórmula pronta do que deve ou não ser usado, o ideal é usar a criatividade e antes de utilizar qualquer objeto, buscar ouvir o Espírito Santo de Deus e descobrir o que Ele quer de você naquele momento. 

O uso dos objetos nas ministrações, diversos


Se você já usou algo diferente de tudo o que foi citado aqui, conte-nos nos comentários. Deus abençoe vocês!!! Graça e Paz!

Leia também: