Dificuldades para ler a bíblia?
Confira algumas dicas práticas que vão auxiliar você!

 Dicas para auxiliar na leitura da Bíblia


Você sabia que a Bíblia é o livro mais vendido no mundo? Este é um livro maravilhoso e cheio de ensinamentos, que nos mostra como viver melhor e de uma forma que agrada a Deus. A bíblia é a arma do cristão, aqueles que leem e buscam viver o que este livro nos ensina nunca mais são os mesmos, pois ela possui um poder incrível de transformar vidas. Porém, apesar de todas as suas qualidades não há como negar que este livro não é tão simples de ser lido e que é preciso muito cuidado para não distorcer as mensagens que ela nos passa. E é por isso que quero deixar algumas dicas para lhe auxiliar na hora da leitura. Vamos lá?


1. Não leia a Bíblia abrindo-a aleatoriamente: Um erro que muitas pessoas cometem é abrirem a bíblia em uma página qualquer e começarem a ler o que está escrito ali, sem se preocuparem com o contexto (aquilo que vem antes e depois de determinado trecho). Fazendo isso as chances de entender uma mensagem de forma errada são muito maiores, sem falar que será mito mais difícil lembrar-se depois do que foi lido e você continuará não sabendo nada da Bíblia e o pior, tentando adivinhar aquilo que o texto, que você nem lembra mais, queria dizer. Cuidado!

2. Leia um livro todo de cada vez: Como eu disse anteriormente, é muito importante o entendimento dos contextos, portanto procure ler um livro todo antes de passar para o outro. Tem pessoas que um dia leem um capítulo de Mateus, no outro de Provérbios, depois de Apocalipse, e por aí vai..., achando que estão fazendo o certo, mas sem ter um seguimento, sem ler também os contextos. Isto pode fazer com que os textos tenham sentidos diferentes do real. Se você quer ler primeiro o livro de Mateus, leia-o todo, só depois passe para outro livro.

3. Tenha sempre um dicionário por perto: É normal encontrarmos na Bíblia palavras difíceis que não conhecemos o significado, continuar a ler sem pararmos para entende-las é um tipo de leitura pobre e fraca, portanto, sempre que for ler, deixe um dicionário ao seu lado, pare, quando não entender determinada palavra e só continue quando estiver certo de compreendê-la.

4. Não leia a Bíblia em qualquer lugar: A leitura da Bíblia exige foco e atenção, portanto tentar lê-la em locais barulhentos, agitados ou que lhe desviem a atenção não é uma boa ideia. Dificilmente você conseguirá concentrar-se em diversas coisas ao mesmo tempo, portanto esteja exclusivamente voltado à leitura da palavra, procure lugares tranquilos, onde o risco de ser incomodado seja mínimo.

5. Leia a Bíblia regularmente: Algumas pessoas começam a leitura super empolgadas, lendo dois ou três capítulos por dia, todos os dias da semana, mas depois não conseguem manter esse ritmo e passam a ler uma vez por semana, depois uma vez por mês, até pararem. Isso é ruim para nosso cérebro que para aprender coisas mais complexas, precisa ser exposto com frequência a elas. Se você deseja dominar o texto bíblico precisa aprender a ter regularidade. Você não conseguirá conhecer a Bíblia estudando apenas alguns minutos por semana. Dedique mais do seu tempo, comece devagar e depois vá aumentando, quando menos perceber estará fazendo da leitura bíblica um hábito diário.

Ministro de dança que não lê e não estuda a palavra, não é ministro!!! Portanto, se você tem dificuldades para ler a Bíblia, siga estas dicas apresentadas aqui e continue tentando. Sem palavra,  não há dança, pois como poderemos dançar e transmitir algo de Deus para as pessoas se não temos a palavra dele firmada em nosso coração?


Leia também: