Nascer líder ou tornar-se um?  Reflexão Blog Dança Cristã - Milene Oliveira
Liderar não é uma tarefa fácil, quem é líder sabe disso, é preciso muita paciência, disciplina, compromisso e humildade. Ao contrário do que muitos pensam o papel de um líder não é mandar e exigir que seus liderados o obedeçam, mas sim conduzi-los, motiva-los e influenciá-los de forma positiva. 

Mas é possível desenvolver a liderança ou já nascemos com o dom para isso? Quem não nasceu para ser líder, pode tornar-se um? Muitas pessoas se assustam quando falamos em liderar, mas muitas nem percebem, que já são líderes: um pai de família é um líder em sua casa, um professor é um líder em sala de aula, o pastor é um líder na igreja, enfim, há diversas formas de liderança e muitas vezes o líder não tem um cargo, ele se torna líder diante das situações do cotidiano. 

Agora, falando em relação ao cargo, acredito que todos nascem com o dom para liderar, mas alguns desenvolvem esse dom e outros não. Os que desenvolvem são aqueles que: na escola querem representar a turma, nos trabalhos em grupo é sempre o que divide as tarefas, em casa vive impondo a suas vontades, na igreja gosta de ajudar e expressar sua opinião sobre como as coisas poderiam ser feitas, enfim, essas pessoas desempenham com facilidade o papel de líder, outras porém, são mais reservadas, preferem mais observar do que estar a frente de algo, não se imaginam liderando uma equipe, odeia responsabilidades e muitas vezes quer jogá-las nas costas dos outros. Um outro tipo de pessoa é aquele que quer liderar, mas não sabe como fazer, é tímido e sente que não tem potencial para isso. Mas o que fazer quando uma pessoa deseja ser um líder, mas não desenvolveu este esse dom?

Antes de mais nada você precisa saber que é possível sim, tornar-se um líder. Não existe uma maneira ou um segredo para isso, até mesmo quem possui o dom da liderança naturalmente precisa desenvolvê-lo sempre. O primeiro passo é reconhecer que este não é um trabalho fácil, você terá que lidar com os mais diversos tipos de pessoas e tratar a todos com igualdade e respeito. A segunda coisa necessária é trabalhar a comunicação e superar a timidez. Uma pessoa muito tímida dificilmente conseguirá liderar um grupo, pois é preciso falar muito, ensinar, representar o grupo ou ministério, diante da igreja, enfim, você terá que se expor em diversas situações. Além disso você deve ter em mente que precisa ser um exemplo e ensinar não apenas com palavras, mas também com atitudes, se você deseja ter uma equipe boa e que sigam seus passos, precisa tornar-se admirável aos olhos deles. 

Outro fator importante é acreditar em você, todos temos potencial para tornarmos o que quisermos, com muito estudo e disciplina podemos chegar muito mais longe do que imaginamos. Liderar pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível, busque ajuda em Deus, ore muito, leia livros sobre liderança, busque orientação e aconselhamento em pessoas mais maduras, observe os seus líderes e espere o tempo de Deus, no momento certo você chegará onde deseja. Deus te abençoe!!!






Leia também: