Como fazer meu Ministério de Dança crescer - Blog Dança Cristã - Por Milene Oliveira

Um ministério de dança que deseja crescer e alcançar vidas através de sua arte precisa reconhecer que Deus é o centro e que tudo deve ser feito para a Glória Dele. Além disso deve haver comprometimento com Deus e uns com os outros. Se eu digo que tenho um compromisso com o Senhor, mas não me comprometo com meus colegas, estou mentindo. Portanto, seja responsável com todos do seu grupo e com o desenvolvimento de cada um.

Tenham em mente que existe um propósito para vocês estarem ali e que não foram vocês que decidiram entrar para um ministério de dança, foi Deus quem os escolheu, portanto, todos devem trabalhar buscando alcançar os objetivos de Deus para o grupo. Se eu não sei o que Deus quer de mim dentro do ministério devo orar e buscar uma resposta nele, pois se Ele me colocou lá é porque há algo que eu devo fazer.

É importante que vocês se reúnam não apenas para ensaiar as coreografias, mas também para aprenderem sobre dança, sobre ministério e buscarem a capacitação de Deus através do discipulado, da leitura e estudo da bíblia. O treinamento e o discipulado são importantes, pois o primeiro nos deixa apto a dançar e o segundo nos ajuda a crescer espiritualmente e desenvolver um caráter cristão.

Outra coisa que devemos ter em mente, é que independente do trabalho, sempre que há um conjunto de pessoas, há também a possibilidade de conflitos e se o grupo não está comprometido em resolvê-los existe uma grande chance de falha. Portanto sejam amigos uns dos outros, trabalhem em união, não permitam que pequenos problemas desviem o foco de vocês.

Líderes, aprendam a ouvir a Deus e saibam levar seu ministério a fazer o mesmo. Andem em dependência com o Senhor e compartilhe com seus liderados a direção que receber dele, não queira fazer tudo sozinho ou mandar como se fosse um chefe. Dê a cada ministro um papel e ensine o grupo que cada um deve ser respeitado como líder na área em que for responsável. Delegue as funções às pessoas corretas. Se alguém ainda não está apto a montar coreografias não deve ser responsável por isso, se um ministro não entende nada de som, sua função não pode ser cuidar da música. Dê a cada um o papel mais indicado, agindo dessa forma você não ficará sobrecarregado e fará com que o comprometimento do grupo aumente.

Ministros, vocês devem estar preparados para ajudar seus líderes nas decisões importantes do ministério. É preciso confiar em seu líder e crer que Deus está lhe direcionando. Seja submisso a ele, e a seus outros líderes espirituais também, como pastores, obreiros e líderes de células. Não queira saber mais que eles, não tente competir com eles e nem mostrar que é melhor. Mesmo que você seja mais experiente com danças, mais velho na idade ou até mesmo no ministério, você não é o líder, portanto deve respeitá-lo. Lembre-se que um dia você poderá estar no lugar dele, então não trate as pessoas como você não gostaria de ser tratado.

Ministérios de dança devem ter uma agenda com datas dos ensaios e ministrações. Procurem ter um planejamento das necessidades do grupo e os recursos financeiros para cada atividade. Trabalhem juntos como uma equipe, vivam em união e antes de fazerem as coisas do jeito de vocês procurem saber se esta é a vontade de Deus. Deem lugar ao Espírito Santo, para que Ele possa agir e realizar grandes coisas através de vocês, fazendo isso, com certeza seu Ministério de Dança será muito abençoado e crescerá cada dia mais. Deus abençoe vocês!!!





Leia também: