"Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." Provérbios 16:3
"Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." Provérbios 16:3
Hoje vamos falar sobre sonhos, sobre acreditar em você e acreditar que quando se tem um sonho só depende de nós mesmos para realizá-lo. Qual o seu sonho? O que você tem feito para alcança-lo? Será que você tem dado ouvido ás vozes que dizem que você não pode alcançar? Será que os teus sonhos são os mesmo que o Senhor sonhou para você?

Na minha opinião, não é legal você sair contando para todo mundo sobre o seu sonho, é verdade que nem todo mundo deseja o seu mal, ou querem que as coisas deem errado, mas existe esse tipo de pessoa sim, que vai torcer para que você nunca chegue lá, que tem medo de você conseguir e se tornar melhor que ela, e por isso acaba jogando palavras negativas e maldições para sua vida. Mas o problema não é só esse. Tem muitas pessoas que gostam de você de verdade e que torcem por você, e por isso motivo elas tem medo de você não conseguir alcançar o que deseja e acabar se frustrando.

É o caso de sua família, que pode até dizer para você desistir porque temem que você perca tempo da sua vida e não alcance o que tanto almeja. Sua família pode dizer que não vai dar certo, que é algo muito alto para você, que você deveria estar investindo em algo mais seguro, que isso é perca de tempo, não porque ela não quer que você consiga, mas por medo de não dar certo e você estar se iludindo. E de certa forma estas palavras podem acabar fazendo com você desista. Você ouve tanto que isso não vai dar certo, que não vai acontecer nunca, que você mesmo começa a aceitar esses pensamentos negativos, e aceitar seu fracasso antes mesmo de tentar.

Eu tenho muitos sonhos, que não conto para ninguém, guardo somente para mim. Porque quando compartilhamos nossos sonhos e as pessoas começam a nos criticar, nós mesmos trazemos isto para nossa vida. Portanto, te dou esta dica, se o que você sonha é algo muito grande para ser realizado, então guarde somente para você, não saia contando por aí pra todo mundo. Quem tem que acreditar no seu sonho tem que ser você. Mesmo que todos digam que é muito difícil, ou muito alto para você conseguir alcançar, não desista.

Nós só temos uma vida, e não vamos passar por aqui de novo, se Deus quiser iremos para um lugar muito melhor do que aqui, mas isso não quer dizer que não devemos aproveitar o momento que Deus nos deu, o presente tão bonito que é a vida. Deus te deu uma vida e o que você tem feito com ela? Será que você está vivendo seus sonhos, ou está vivendo sem sonhar? Se você acha que seu sonho vai levar muito tempo, deixa eu te contar uma coisa: o tempo vai passar de qualquer forma. E você vai ficar aí sentado esperando ele passar? Não desista de um sonho por pensar que ele é muito difícil, nada na vida é fácil, então não se iluda. É até aceitável você falar que tentou, mas não conseguiu. Mas não é aceitável você dizer que não conseguiu, porque nunca tentou.

É completamente normal, você tentar e desistir, porque descobriu no meio do caminho que aquele sonho não era exatamente o que você queria, ou porque percebeu que aquilo não era tão importante assim, como você pensava, ou ainda porque descobriu que não gostava daquilo de verdade. Mas tudo isso você só vai saber se tentar. Você pode passar a vida inteira sonhando, e não fazendo nada para realizar isso, ou passar a vida inteira tentando realizar o que você tanto sonhou. E o que pode dar errado? Nada, se você tentar, o máximo que pode acontecer é você conseguir realizar. 

Se o seu sonho é viajar para algum lugar, comece hoje mesmo a fazer um orçamento da viagem e um planejamento do que você terá que juntar e os custos que deverá cortar para alcançar determinado valor. Se o que você deseja é passar em um vestibular, faça sua inscrição no próximo semestre, mesmo que ainda não esteja preparado, mas faça, e veja qual será sua posição, comece a trabalhar em cima disso para chegar aonde pretende. É preciso muita coragem para sonhar, e mais ainda para se levantar e começar a agir. 

Mas e quando você sonha, mas não sabe se esse sonho condiz com a vontade de Deus? A palavra diz: "Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." Provérbios 16:3. Então meus amados, se você tem um sonho, consagre-o ao Senhor. Seus planos serão bem sucedidos, se esta for a vontade dele e se não for, você saberá: "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor." Provérbios 19-21. Devemos sonhar e fazer planos? Sim, mas temos que estar conscientes de que os sonhos de Deus é que irão prevalecer. A vontade dele é boa, perfeita e agradável, Ele não nos decepciona nunca: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses: 2-13.

Bom, minha mensagem de hoje é esta: Se você tem um sonho, não desista dele por nada, se possível, guarde somente para você, se depender de outras pessoas para que ele se realize, conte apenas para tais pessoas ou para aquelas que você sabe que estarão ao seu lado te dando força e não te desmotivando. Não fique ouvindo palavras negativas de quem diz que você não consegue, mas coloque seus sonhos nas mãos de Deus. E dê o primeiro passo, se você apenas começar, Deus pode fazer o restante para você, mas se você nada fizer e ficar sentado esperando que alguma coisa aconteça, Deus também nada fará. Converse com Ele, peça a ajuda dele, faça a sua parte, e acredite, a única coisa que pode te impedir de realizar seus sonhos são seus medos.

“O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.” - 1 Coríntios: 2-9.






Leia também: