Estudo sobre o livro de Habacuque
"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação." Habacuque 3:17-18
Pouco se sabe sobre o profeta Habacuque, mas ele chamou muita atenção pelos questionamentos que fez a Deus (nos primeiros capítulos de seu livro), e pela fé que mostrou, mesmo diante da situação em que se encontrava. O povo estava desacreditado de Deus, havia injustiça, violência e falta de paz. O profeta estava inconformado com a situação, não conseguia entender porque Deus não fazia nada para muda-la. Muitas vezes também nos encontramos assim, inconformados com o silêncio de Deus. Quantas vezes oramos, clamamos? Mas Ele parece não nos ouvir. 

Habacuque poderia ter se frustrado, murmurado e até culpado o Senhor pelo que estava passando, mas não foi isso que ele fez, pelo contrário, ele manteve sua alegria no Senhor, pois acreditava que Deus seria capaz de renovar sua esperança. Ele sabia que podia contar com a fidelidade de Deus e que poderia descansar, certo que todas as suas necessidades seriam supridas. 

Talvez você esteja passando por muita coisa, algo ruim tem acontecido em sua vida ou na sua família, e você pense que não tem nenhum motivo para se alegrar. Habacuque também passou por muitas situações complicadas, e aos olhos humanos ele também não tinha motivos para isso, mas em sua vida havia algo que fazia diferença: a presença de Deus, que o mantinha cheio de esperança mesmo nos momentos mais difíceis.

Habacuque nos ensina que Deus não age naquilo que conseguimos enxergar, Ele age nas impossibilidades, quando pensamos não ter mais jeito, ou não haver mais solução para tal problema, é aí que Ele age. O profeta não conseguia enxergar mais flores na figueira, nem frutos na videira, ou o óleo produzido pela oliveira, mas ele escolheu se alegrar no Senhor.

Se fosse você no lugar de Habacuque, o que faria? Será que você seria capaz de se alegrar no Senhor e descansar nele? Ou iria murmurar e se desesperar diante da situação? Qual a videira na sua vida que não dá mais flores? Qual a área da sua vida que parece não mais frutificar? Não importa a situação que esteja vivendo, é preciso viver a verdadeira fé, que nos capacita a enxergar o mundo na perspectiva de Deus.

A atitude de Habacuque é um exemplo a ser seguido por todos nós, portanto, mesmo em meio a adversidades, mesmo que o inimigo se levante contra você, mesmo que você não alcance aquilo que tem almejado, mesmo que as coisas pareçam muito difíceis e sua vontade seja jogar tudo para o alto, alegre-se no Senhor e descanse nele. Glorifique o nome dele independente da situação que estiver vivendo, porque no Senhor nossas tribulações são passageiras, pois logo Ele chega com a vitória.

Nunca se esqueça: Você não precisa compreender tudo o que Deus faz, mas precisa saber quem é o Deus que faz!! Deus abençoe grandemente a sua vida.






Leia também: