Dicas Gerais para Ministros de Dança 2 - Dicas da semana


2016 começou a todo vapor e não podemos parar, pelo contrário, precisamos melhorar sempre, investindo em nosso ministério, estudando, nos capacitando, aprendendo sempre mais, para fazer cada dia melhor, é por isso que quero começar o ano com algumas dicas para você e seu ministério de dança. (Leia: "Dicas Gerais para Ministros de Dança")  Pronto para começar? Então vamos la...


  1. Em tudo que fizer, tenha um propósito: Não faça nada somente por achar bonito. Entenda o que está fazendo e tenha um propósito. Cada cor de roupa tem um significado, os objetos usados na dança também, se deseja usar algo diferente em sua ministração procure entender o seu significado, não faça nada simplesmente porque viu alguém fazendo e gostou.
  2. Tenha entrosamento: Se você for ministrar com uma ou mais pessoas é importante que se mantenham entrosados, isso não significa que vocês devem ficar conversando durante a ministração, mas sim, ficar atento ao que está acontecendo a sua volta. A qualquer momento pode ser necessário mudar algo que já estava ensaiado ou fazer de uma forma diferente.
  3. Se errar, não pare: Se você errar em uma coreografia, tente se localizar no hino, mas não pare de dançar. Pois se fizer isso todos perceberão seu erro. Continue dançando como se o erro fizesse parte da coreografia, assim ninguém perceberá. 
  4. Após a ministração, participe do culto: Depois que terminar a ministração não fique enrolando para se trocar, conversando a toa, falando no celular ou fugindo da palavra. É muito importante que você, ministro, escute a pregação, pois sem palavra não há dança, porque você não terá o que transmitir. Se você quer edificar a vida das outras pessoas, precisa ser edificado antes, através da palavra de Deus. 
  5. Entre para uma escola de dança: Comece a praticar algum tipo de dança, balé, jazz, contemporâneo... Aprenda sobre técnica, aprenda a ter disciplina, invista em seu ministério. Praticando aulas você melhora sua flexibilidade e conhece melhor os passos. Se você não tiver condições de pagar uma escola, aprenda com vídeos, pesquise, assista a filmes, programas de tv, espetáculos de dança, observe outros dançarinos e aprenda tudo que puder.
  6. Faça alongamentos diariamente: O segredo para ser um ministro que além de cheio de unção é também maravilhoso dançando, está no treinamento. Treinar, treinar e treinar... Faça isso diariamente, alongue-se e garanta a saúde do corpo. Quanto mais você se alongar, maior será a flexibilidade de seu corpo, que por sua vez, refletirá na sua dança, fazendo com que seus passos pareçam mais elegantes e naturais.
  7. Não seja relaxado com a obra de Deus: Deus não se importa se você não tem uma roupa nova para dançar naquele culto, mas Ele se importa se você pegar qualquer uma ou usar algo que não o agrade. Deus não quer que ninguém faça sua obra chorando ou reclamando, Ele quer que façamos as coisas com prazer, por amor. Ele nos chamou, nos deu um dom, e se não fizermos a obra dEle intensamente, de todo o nosso coração, malditos somos (Leia: "Dê o seu melhor a Deus")
  8. Dance apenas se você entender o seu chamado: Muitas pessoas dançam apenas para chamar atenção e se exibir, não seja um desses. Tenha discernimento e visão. Dance para adorar, dance para curar, dance para abençoar, para evangelizar... Dance poque você foi chamado para isso e porque você sabe disso, tenha total convicção de que este é seu chamado. 





Leia também: