Foto de Milene Oliveira, bailarina no artigo: Dicas de etiqueta para ministros de dança 2


Nós, ministros, que estamos à frente de uma igreja ou em um púlpito, somos alvo de olhares das outras pessoas, portanto, tudo o que a gente faz ou deixa de fazer, atrai a atenção da igreja, que está o tempo todo nos observando. Nós, somos vistos e conhecidos, podemos até não conhecer a igreja inteira, mas ela nos conhece, portanto precisamos dar exemplo dentro e fora dela. Mesmo que você seja acostumado a subir em uma plataforma, precisa entender que ela não é um lugar comum, é também o Altar do Senhor, um lugar Santo, onde devemos nos apresentar em santidade e reverência, nos colocando à disposição do Senhor para sermos usados por Ele. Por este motivo hoje darei algumas dicas de como se comportar de forma a não chamar a atenção das pessoas e sermos corretos diante do Senhor. Este artigo é a continuação do texto "Dicas de Etiqueta para Ministros de Dança I", se você ainda não leu, clique AQUI para ler.

  1. Tenha postura ao sentar: Sente-se corretamente e não fique largado ou ‘caindo’ pela cadeira ou banco da igreja, você não está no sofá de sua casa e portanto, não pode se comportar de qualquer jeito. A casa de Deus é um lugar Santo e tem autoridade, respeite este lugar.
  2. Tenha um lugar definido antes de subir na plataforma: Quando subirem na plataforma, cada um deve saber onde é seu lugar e se posicionar corretamente, evitando ficar arrumando o outro, ou conversas paralelas, do tipo: “fulano, chega pra trás” “fulano seu lugar não é aí” “fulano chega pra lá”, etc.
  3. Continue dançando mesmo se acontecer imprevistos: Caso você esteja dançando e no meio da coreografia caia no chão algum acessório, ou até mesmo uma parte da sua roupa, ou caso desmanche o seu penteado, mantenha a postura e continue dançando até o fim. Se precisar ajeitar a roupa, faça isso discretamente para que ninguém perceba. Não abaixe em hipótese alguma para pegar algum acessório. Imprevistos podem acontecer, por isso temos que nos preparar para que eles não aconteçam.
  4. Não cante durante a ministração: Concentre-se na coreografia e não na letra da música, gesticular a boca enquanto dança, pode tirar a atenção da igreja, tente se policiar e não deixar isso acontecer. 
  5. Não olhe para o chão enquanto ministra: Dançar olhando para o chão é um sinal de insegurança ou vergonha. Tente olhar para as pessoas, caso não consiga, feche os olhos, ou marque um ponto (a porta, por exemplo) para focar seu olhar.
  6. Não converse durante a ministração: Não fique de conversinhas, não dê risadas e não fique brincando enquanto ministra, pois a igreja observa você e isso é feio. Se for necessário falar algo para outra pessoa do grupo, dê um sinal, ou faça de forma bem discreta para que ninguém perceba.
  7. Se errar, não pare: Caso você erre algum passo, esqueça a coreografia ou caia no meio dela, concentre-se novamente e continue dançando, não demostre que errou, as pessoas não conhecem a coreografia e provavelmente não perceberão. E caso percebam, seja discreto, não pare, não fale que errou, não saia da plataforma.
  8. Cuidado com a aparência: Ao ministrar, procurem não exagerar na maquiagem, nada de batom vermelho ou sombra muito escura. No cabelo usem o mesmo penteado, se possível e evitem deixar as franjas soltas, pois atrapalham a expressão facial e desviam a atenção da bailarina, que fica o tempo todo mexendo no cabelo e tirando a franja do rosto. Evitem acessórios que chamem muita atenção, como: pulseiras, relógios, brincos muito grandes, entre outros. As roupas devem ser descentes, não podem ser transparentes, decotadas, curtas ou muito justas, pois chamam a atenção para o nosso corpo; preste atenção também nas peças íntimas que não podem estar aparecendo, procure sempre colocar um collant e uma legging ou meia calça por baixo da roupa. Não seja pedra de tropeço para seu irmão, e sim, fonte de bênçãos.
  9. Não fique conversando durante a palavra: Evite conversas paralelas durante a ministração da palavra, somos como um “espelho” para as outras pessoas e precisamos dar exemplo. Também não fique levantando por qualquer coisa, vá ao banheiro e tome água depois que trocar de roupa, antes de voltar para a igreja, e só se levante novamente, quando terminar o culto ou se solicitado pelo pregador ou ministro de louvor.
E lembre-se: Ministério de Dança é um grupo, formado por diferentes pessoas que compartilham o mesmo objetivo e a mesma visão, portanto, todos devem ter os mesmos padrões de comportamento, sendo organizados, disciplinados e uniformes. Não podemos andar como queremos, mas, segundo a direção e instrução do Senhor, aquele que nos chamou, amém?!





Leia também: