Dança Cristã, artigo Ser Servo


O estudo de hoje é um resumo da MinistraçãoSER SERVO, da Pastora Gisela Matos. Esta palavra foi pregada em um Congresso de Dança e eu quero compartilhá-la com vocês, pois foi uma verdadeira benção na minha vida, por apresentar alguns pontos, simples, mas de extrema importância, que as vezes passam desapercebidos por nós. 

O texto Bíblico usado pela pastora foi Mateus 20:25-28, que diz: 
"Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
  • “Se o seu chamado se resume à plataforma da igreja, você está fora do propósito de Deus”.
  • “Se você é ministro de dança e só consegue subir no altar na hora do louvor, mas na hora da palavra você não consegue se concentrar para ouvi-la, você está fora do propósito de Deus”.
  • “Se você sai da plataforma e fica enrolando para trocar de roupa porque aí o tempo passa e você não tem que ouvir a palavra, você é fraco e superficial naquilo que você faz. Seu ministério não vai passar da igreja e vai ser sempre, apenas uma coreografia para o pessoal bater palmas no final”.
Deus não chamou você pra isso, Ele te chamou para servir. Tem gente que sobe no altar, dança maravilhosamente bem, com uma roupa deslumbrante, mas quando desce não é capaz, de olhar para a pessoa que está ao lado dela, porque se acha um nível mais alto. Se você é assim, seu ministério é superficial. Quando você é servo, você não se preocupa com a plataforma, você se preocupa em agradar ao Senhor.

Características de um servo

1. Ele é encontrado: Paulo, José, Davi, Abraão, João Batista, são exemplos de homens que foram encontrados por Deus. Uma pessoa que é encontrada, não busca lugar de destaque, não busca aparecer. O servo não se preocupa em aparecer porque ele sabe quem ele é. Qual o alvo espiritual da sua equipe? Estar na frente ou estar servindo? Os alicerces de um servo são espirituais; os seus alicerces não estão em uma plataforma ou em uma oportunidade.

2. O servo conhece sua identidade de tal modo que ninguém o diminua: Se eu danço no domingo a noite ou não, isso não me diminui porque eu sei quem eu sou. Quem você é em Deus ninguém pode te tirar. O ministério de artes na igreja é muito criticado. Quantas vezes você ensaiou e se dedicou a uma coreografia e no final um irmão chega e diz: “Eu não entendi nada!” Ou em um congresso, você ouve: “Gostaria de agradecer ao pessoal da cozinha, da limpeza, do louvor, aos pastores, pregadores...”, e ninguém se lembra de agradecer ao Ministério de Dança. É normal ficar triste, mas a questão é: O que você vai fazer com isso? Vai fazer o que o diabo quer? Se amargurar? Ficar com raiva do irmão? Não! Continue fazendo o que fez sempre. O importante é você saber quem você é, então deixa o povo falar.

3. O servo sempre trabalha na dependência de Deus: Um servo nunca se preocupa em mostrar aquilo que ele sabe, mas ele usa aquilo que ele sabe e aquilo que ele tem, para servir ao Senhor. Se tem alguém na sua igreja que não gosta de dança, ore por ele.

4. O servo está onde Jesus está: "Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou." - João 2:27. O que seu Ministério tem feito pelos mais necessitados? O ministério que só se preocupa em ensaiar para dançar, é um ministério fraco. Sempre que um servo vê a necessidade, ele imediatamente se propõe a ajudar, independente se faz parte do seu trabalho ou não. Um servo de verdade sempre faz além do que é pedido. A visão do ministério deve ser a edificação do corpo de Cristo. É preciso ajudar mesmo quando não tiver dança, mesmo quando não for aparecer. Você quer aparecer ou você quer servir? Você só sabe dançar? Não sabe fazer nada além disso? Sirvam, que Deus honrará vocês.

5. O servo sabe esperar: É preciso saber esperar para que Deus possa nos usar na hora certa.

6. O servo conhece o amor e não vê preços altos demais para servir: Eu amo a Jesus, por isso quero agradar a Ele. Invista em seu ministério, invista como pessoa, invista financeiramente. “Ah, mas a igreja não dá uma verba para o ministério”, e você, dá? A questão não é o que Jesus aceita, é o que você está disposto a pagar. Portanto, dê o seu melhor.

7. O servo se prepara para o que foi chamado: "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'. "Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz". - Lucas 14:28-32. É preciso preparo para sair do mundo fantasioso. Para que Deus te chamou? Se prepare para isso. O seu ministério pode ser profético, mas o seu corpo é feito de carne e osso. É preciso saber o que faz. Você gosta de ouvir alguém cantando desafinado? Com a dança é a mesma coisa. Só que é mais fácil a gente dar desculpas espirituais para a nossa preguiça. Onde você quer chegar com o seu ministério? Um trabalho quando é bem feito, quando ele é pensado, ele vai gerar um resultado muito maior. Quanto mais uma flecha é lançada para trás, mais longe ela vai. Quanto mais você se preparar, quanto mais você estudar, mais longe você vai. Muita gente em nome de Deus faz muita coisa relaxada. Talvez uma graduação vai ser um instrumento de Deus na sua vida. Vai abrir portas e te colocar em lugares que você nunca imaginou estar. Tem equipes que fazem a primeira coreografia e saem quase morrendo, todos tortos, isso é falta de preparação.

8. O servo sabe que vai ser decepcionado, mas nenhuma decepção é suficiente para que ele abandone seu serviço: Pessoas sempre vão decepcionar você. Quando tomamos posição de ser servo, o inimigo fica revoltado e usa pessoas próximas a você para te decepcionar. Mas nem por isso você deve desistir de seu chamado. Você vai ser decepcionado, mas isso não pode tirar você do seu chamado.

9. O servo é um visionário: "Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes". - Hebreus 6:10. A motivação do servo nunca está na gratidão. O servo vê além. Além das perspectivas que as pessoas estão mostrando pra ele. Ele não é motivado pela gratidão porque sabe que em Deus nada que Ele fizer é em vão. Deus nunca se esquece da obra que fazemos para Ele e em nome dEle. 


Link para a ministração: Ser Servo - Gisela Matos


Espero que vocês tenham gostado e sejam edificados por esta palavra como eu fui. Se puderem assistir o vídeo, o link é este que deixei acima. Assistam e sejam abençoados.






Leia também: