João 3:16 - Jesus, o verdadeiro Natal


Está chegando o Natal... Um dia bastante festejado e comemorado pela maioria das pessoas. Todo ano é sempre a mesma coisa, cidade iluminada, presentes embaixo da árvore, casas enfeitadas, ceia deliciosa... Algumas pessoas viajam para rever amigos e familiares, outros, promovem festas e se entregam aos prazeres da carne, há ainda aquelas famílias que se reúnem para trocar presentes e cearem juntos, e também tem aqueles que tiram o dia para agradecer a Deus pelo ano que está terminando e pedir coisas boas para o próximo que está chegando... Para as crianças é um dia esperado com ansiedade, pois é o dia em que o Papai Noel deixa seus presentes no chinelo, na janela ou embaixo do travesseiro. Para os comerciantes é a época de ganhar dinheiro e lucrar... Mas o que realmente significa o Natal? Festas? Encontros familiares? Viagens? Presentes? 

Este “Natal” que a maioria das pessoas comemoram será que tem a ver com o sentido real do Natal? Não há nada de errado em querer ficar perto de seus amigos e familiares, cearem juntos, trocarem presentes... O erro está na motivação que nos leva a fazer isso. É comum as pessoas comemorarem este acontecimento com bebedeiras, farras, etc. Mas este tipo de Natal, não tem sentido, nem valor, e está totalmente fora do contexto bíblico. O Natal não é apenas uma data ou um feriado, ele tem um sentido profundamente espiritual. O seu verdadeiro significado está em reconhecermos que Deus em sua infinita bondade enviou ao mundo Jesus Cristo, para que pudéssemos viver, e é este ato de amor que devemos celebrar:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." - João 3:16-17 

O verdadeiro sentindo do Natal está no amor, o amor de Deus para conosco, amor que o levou a preferir a morte do próprio filho, do que passar a eternidade sem nós. Ele escolheu nos dar a vida, ao permitir que Jesus carregasse nossa culpa e uma punição que seria nossa. A celebração do Natal é uma forma de gratidão a Deus pelo que Ele fez por nós. É o momento de nos lembrarmos do sacrifício de Cristo e oferecer a Ele tudo que temos e somos. Natal é buscar verdadeiramente Jesus, é uma adoração constante a Ele. O que significa que Natal não é apenas uma data, mas uma atitude, atitude que pode ser tomada todos os dias. 

O Natal é o maior presente que Deus deu aos homens, portanto a melhor maneira de celebrarmos o Natal é retribuindo este gesto, abrindo o nosso coração e oferecendo a nossa vida como sacrifício a Ele. 




Leia também: