Dicas para ministrar dança durante o louvor


As dicas de hoje são para vocês que ministram no culto, durante o louvor. Eu já falei sobre isso aqui no artigo "Ministério de Dança x Ministério de Louvor", mas quero reforçar este assunto com 8 dicas básicas, mas fundamentais para o sucesso de qualquer ministração com danças, durante o louvor no culto. 

1. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." - Romanos 8:14.
Busque a direção do Espírito Santo através da oração e do estudo da palavra. Antes de decidir o que fazer em cada música, pergunte a Ele o que Ele quer que você faça.

2. Não importa quem está escalado para dançar em um domingo ou no outro, TODOS os integrantes do ministério devem participar dos ensaios de TODAS as músicas, até porque, quem não dançar em um domingo vai dançar em um próximo, e geralmente as músicas não são cantadas apenas uma vez.

3. Nunca ministre uma música sem saber o que ela diz. Antes de dançar qualquer música, todos devem aprender a letra dela. Se alguém não aprendeu, então não deve dançar.

4. Você só deve dançar uma música quando ela estiver bem ensaiada, a não ser que a ministração seja espontânea. Pegar uma música nova, montar uma coreografia, ensaiar e dançar no mesmo dia não é correto. 

5. Informem-se com antecedência. Não sejam daquele tipo de ministros que chegam na igreja sem ao menos saber que músicas serão tocadas. Procure saber antes, peça ao líder de louvor que mantenham vocês informadas sempre que decidirem o repertório que será tocado no culto. Se possível ensaiem junto com o ministério de louvor. 

6. Cheguem na igreja pelo menos uma hora antes do culto, para se alongar e orarem juntas pela ministração e pelas pessoas que estarão ali. Aproveitem para orar junto com a equipe de louvor, confirmar com eles as músicas que serão tocadas e resolverem possíveis imprevistos. 

7. Não copie as coreografias dos grupos originais. Por exemplo, se o ministério louvor vai tocar uma musica do grupo diante do trono, não seja do tipo que entra no youtube aprende a coreografia daquela música deles e dança, isso não é adorar verdadeiramente, pois a adoração verdadeira só acontece quando brota de dentro para fora do seu coração. Se a música é nova e vocês ainda não conseguiram pensar em nada, dancem espontaneamente, ou não dancem.

8. Seja um exemplo para as pessoas que vêem você: 
- Cumprimente as pessoas na igreja, deseje um bom dia, boa noite, boa semana; 
- Participe de todo culto, não vá embora depois que terminar a ministração nem fique andando pela igreja, tirando a atenção das pessoas;
- Vá aos cultos mesmo que não esteja escalado para dançar naquele dia;
- Seja responsável, dentro da igreja e fora dela também, esteja em dias com as suas obrigações;
- Tenha um bom testemunho fora da igreja, não seja cristão só nos domingos;
- Ore e busque a Deus através de sua palavra, tenha um relacionamento com Ele.
Não se esqueça que quando estamos a frente de algum trabalho na igreja, as pessoas ficam de olho em tudo o que estamos fazendo. Seja um exemplo, digno de admiração e confiança, por onde você passar.

Essas foram as dicas de hoje, semana que vem voltamos com mais dicas para vocês, continuem ligados!!




Leia também: