Dicas para Líderes de Dança 2


Hoje vamos falar sobre liderança, dando continuidade ao primeiro artigo desta tag. Se você ainda não leu o post anterior, clique AQUI para ler.

Sabemos que liderar é um desafio e que nem sempre é fácil se manter firme naquilo que Deus nos chamou, o peso de estar nesta posição é muito grande, mas o amor pelo chamado é muito maior, e é isso que nos mantém de pé, não é mesmo?! Hoje quero compartilhar com vocês dicas básicas, mas que se você tiver consciência da importância delas, com certeza terá um ministério muito mais abençoado e que chegará muito mais longe. Então vamos lá?!

  • Estabeleça aulas técnicas regulares: A técnica também é muito importante, pois devemos fazer sempre o melhor para aquele que nos chamou. Faça seminários, dê estudos e palavras dentro de seu próprio grupo. Vocês podem escolher um dia todo mês, (pode ser o mesmo dia do ensaio) para fazer isso. Faça estilo congresso, com ministrações, oração, dinâmicas, aulas e apresentações que vocês mesmas devem se separar e criar para ministrar umas para as outras. Você pode ensiná-los sobre ballet, jazz, contemporâneo e tudo que achar importante. Se possível convide líderes de outros ministérios para compartilhar com seu grupo suas experiências. Isso trará um amadurecimento da técnica e um comprometimento maior da equipe, pois quanto mais aprenderem mais motivados estarão. 
  • Não seja guiado pelas pessoas, mas sim por Deus: Tudo o que for fazer, faça segundo a direção de Deus, conforme a vontade dEle e não das pessoas. Esteja sempre em total dependência do Senhor. Quando tiver dúvidas de como agir diante de uma situação não saia perguntando para todo mundo o que eles acham que você deve fazer, se precisar de auxílio procure pessoas que são mais maduras espiritualmente, seus pastores por exemplo, mas se você sabe que pode resolver sozinho, então ore e busque em Deus uma resposta. E mesmo que as vezes suas decisões desagradem outras pessoas, mantenha sua palavra, se tiver certeza de que está fazendo a coisa certa. 
  • Não espere recompensa ou aplausos: Sua motivação não deve ser os aplausos, e sim seu amor pela obra, se você faz algo pensando apenas em ser recompensado pelas pessoas sua dança não vale nada para Deus. Os aplausos passam, mas a mensagem de Deus no coração das pessoas permanece. Lembre-se: dança dentro da igreja não é espetáculo, toda honra e toda glória não deve ser dada a você, mas sim ao Senhor. 
  • Dê aos seus liderados liberdade para expressarem suas opiniões: Não é porque você é líder que seus liderados devem se tornar escravos de suas vontades, sem questionar, apenas cumprindo o que você diz e pronto. Eles também são discípulos de Cristo, com autonomia para agir, isto não significa que as opiniões deles é que devem prevalecer, mas não custa nada você ouvi-los e analisar cada situação. Converse com eles, faça reuniões, exponha as decisões que forem tomadas por você e escute-os, afinal você está ali apenas para guiá-los, você também é servo, e também deve ser humilde e saber ouvir. Pode ser que alguém pense em algo que você ainda não tinha pensado, ou que um membro do grupo tenha uma ideia interessante ou uma direção de Deus e queira compartilhar. Esteja pronto para ouvir as críticas também e procure sempre melhorar em tudo que for necessário. Trabalhem juntos, vocês são uma equipe.
  • Seja amigo de seus liderados: Uma mensagem de bom dia, uma palavra de conforto, uma oração nos momentos difíceis, uma ligação inesperada para perguntar se está tudo bem, um presente de aniversário, um "boa prova", um abraço, etc., são atitudes simples, mas que fortalecem sua relação com seus liderados. Tenha um contato maior com eles, isso faz com que se sintam mais próximos de você e te vejam não apenas como um líder, mas como um amigo.
Se você é líder e deseja compartilhar com a gente alguma experiência pela qual você passou com seu ministério, ou até mesmo contar um testemunho de como chegou até onde está, envie um e-mail para contato@mileneoliveira.com e contaremos sua história aqui no blog. Ou se preferir, conte nos comentários. Essas foram as dicas de hoje, em breve coloco outras para vocês, continuem nos acompanhando e que Deus abençoe seu ministério!! Amém?!





Leia também: