Dicas de etiqueta para ministros de dança


Hoje na seção Dicas da Semana irei passar para vocês, ministros de dança, algumas dicas de etiqueta para serem aplicadas por você e seu ministério. Provavelmente você já conhece todas essas regrinhas básicas, mas quero reforçar, pois é muito importante que além de saber você também pratique. Então vamos la?

  1. Não se arrumar no momento da ministração: É muito importante que antes das ministrações vocês estejam atentos ao figurino e aos cabelos (principalmente as meninas). Se a roupa está larga, deve-se ajeita-la antes, se o cabelo está solto e você sabe que vai te atrapalhar quando for dançar, então prenda-o, use gel e spray se necessário. Ficar ajeitando a roupa para não cair ou tirando o cabelo do rosto toda hora no meio da apresentação, é muito feio, causa um certo desconforto nas pessoas que estão assistindo e passa uma imagem de pouco caso, além de poluir a coreografia, portanto, procurem estar confortáveis com tudo arrumadinho antecipadamente. 
  2. Ter postura ao entrar e sair para a apresentação: Uma das coisas mais feias que acontecem é quando o grupo acaba de se apresentar e todo mundo sai correndo como se estivessem fugindo de alguma coisa, gente pra que pressa? Ao terminar uma apresentação sejam discretos, saiam em ordem e em silêncio, evitem conversinhas, risadas, brincadeiras, ou até mesmo ficar se ajeitando. Isso vale para quando forem entrar também, a postura deve ser mantida do início ao fim.
  3. Não mascar chicletes ou balas durante a ministração: Esta é uma atitude de gente totalmente relaxada com a obra de Deus, além de ser antiético, é falta de reverência com a igreja e com o Senhor. NUNCA façam isso! Tudo tem a hora certa, a hora de ministrar é hora de ministrar, não pensem que as pessoas acham isso bonito, porque não acham. "Nossa, mas é só um chiclete!". Não é só um chiclete, é uma atitude erradíssima. Imagina um pregador subindo no púlpito chupando bala ou fazendo bolinhas de chiclete, você ia achar bonito? Então, porque acha que com você ministro de dança é diferente? Hein?!
  4. Não coçar o nariz, enxugar suou ou algo do tipo durante as ministrações: Eu quero acreditar que ninguém aqui faz isso, não é mesmo?! Nem preciso dizer que é falta de ética fazer isso né gente? E não é só durante as ministrações não, isso se aplica também ao comportamento do ministro durante os cultos, os ensaios, enfim, tome um banho antes de ir pra igreja (imagino que você faz isso né), passe um bom desodorante, evite perfumes muito fortes para o cheiro não ficar ruim se você suar. mas tente nem deixar isso acontecer, ok. Mas se acontecer não fique se limpando enquanto dança, espere terminar, vá ao banheiro e se arrume novamente.
  5. Após as apresentações, não agradeça ao público e sim a Deus: Porque estou citando isso? Porque é antiético você querer algo que não é seu, e é justamente isso que você faz quando ao término de uma apresentação você se sente como estrela agradecendo ao público, até concordo que isso deve ser feito nas apresentações em festivais, ou na sua escola de balé, aí tudo bem, mas no culto? Você está agradecendo porque mesmo? Toda honra e toda glória deve ser dada ao Senhor e não a você, querem agradecer? Se reúnam após a ministração e faça uma rápida oração de agradecimento a Deus antes de ir assistir a palavra, mas não fique querendo receber para você aquilo que não é seu, mas sim do Senhor. Amém?!

Bom, essas foram as dicas de hoje, semana que vem eu volto com mais dicas para vocês. Aguardem!!!




Leia também: