O que é mais importante? A técnica ou a unção?


Você provavelmente já deve ter se perguntado sobre o que é mais importante na igreja: ter uma boa técnica, ou ter unção. Esse é um tema bastante polêmico, há quem diga que sem a técnica não é possível obter um bom resultado, mas há também aqueles que defendem que se você tem a unção, seja para cantar, dançar, fazer teatros ou qualquer outra coisa na igreja, a técnica torna-se desnecessária. Mas qual destas afirmações está correta? Bom, eu diria que as duas estão erradas, pois eu acredito que é possível sim, uma pessoa que não tenha técnica nenhuma mas seja cheia de unção, fazer uma ministração excelente. Mas isso não quer dizer que a técnica não é necessária.

Quando Deus nos dá um dom, Ele também derrama a unção sobre nossa vida, unção para dançar, unção para cantar, para pregar... Ou seja, mesmo que você nunca tenha dançado em lugar nenhum, se Deus quiser derramar sobre você a unção da dança, Ele pode. E Ele mesmo é quem vai te capacitar para dançar, mas Ele também quer que você busque, que você aprenda, que você cuide do seu dom. Deus não vai te capacitar se você nada fizer, se ficar acomodado esperando que do nada você aprenda tudo. Você precisa buscar. Não adianta você querer dançar sem saber nada sobre dança, se você tiver unção pode até conseguir dançar bonito, mas talvez nunca consiga crescer no seu ministério, sem ter pelo menos um mínimo de conhecimento do que você faz. Não estou dizendo que Deus depende de técnica para fazer algo, Ele pode usar quem quiser, até quem não tenha nenhuma noção de como dançar, ou como cantar, nós é que precisamos dela, todo artista deve ter um preparo, não existe pintor que não conhece um pincel, não vemos fotógrafos por aí que não sabem usar uma câmera, também não encontramos professores que não saibam nada sobre o que ensinam, com a dança é a mesma coisa, como podemos dançar sem conhecer nosso corpo? Sem saber como usá-lo?

A técnica é importante sim, sem ela é muito difícil chegarmos a excelência. Porém a unção é INDISPENSÁVEL. Se estamos fazendo algo para Deus e que fala de Deus, temos que fazer manifestar sua presença em nós e em tudo que fizermos, ou nosso trabalho se iguala ao trabalho secular. A unção é a marca registrada da presença de Deus, se dançarmos ou cantarmos por exemplo sem ter a unção isso não fará a mínima diferença para o Senhor, pois esta é a única coisa que diferencia nossa arte e a arte do mundo. O artista secular usa sua arte para se satisfazer, ou para ganhar dinheiro, mas para nós, artistas cristãos a arte é uma forma de adorar a Deus, ministrar sua palavra e evangelizar, mas como podemos fazer isso se não temos unção? É necessário buscar crescimento, aprendizado, fazer aulas, aprimorar nosso conhecimento artístico e procurar nos desenvolver cada dia mais, precisamos buscar a excelência porque Deus é excelente. Mas também devemos ter em mente que nada disso adianta sem a presença de dEle e que nosso trabalho além de ser excelente precisa mudar, transformar, tocar e inundar a vida das pessoas, ou então nossa dança, será vazia. 

A técnica aliada a unção tem um poder incrível, podemos curar, restaurar, libertar e realizar milagres através da nossa arte. Mas de nada adianta uma coisa sem a outra, portanto junte os dois e faça o seu melhor para Deus. Amém?! 

Deus abençoe cada um de vocês!!!



Leia também: