Dicas para líderes de dança


Olá meus amores, como vocês estão? Esse artigo é diretamente para você que ocupa um cargo de liderança no Ministério de dança. Eu quero deixar aqui algumas dicas muito úteis para usar em seu ministério. Mas antes de começar eu quero falar um pouco da importância deste cargo. Ser líder, de qualquer ministério da igreja exige muita responsabilidade. Não é uma tarefa fácil, portanto a primeira coisa que um líder deve ter é a convicção de seu chamado. Durante sua caminhada muitas lutas vão aparecer, e seu chamado começará a ser questionado: "O que Deus quer de mim? Será que é isso mesmo?" "Será que vou conseguir passar por tudo isso?" O peso na vida de um líder é muito grande, Satanás sempre se levantará, porém antes de tentar fazer algo contra o seu ministério ele vai querer fazer contra você. Vai usar pessoas para te desanimar, vai lhe jogar pensamentos negativos e tentar te fazer desistir, ele vai querer tirar sua paciência e tentar encher seu coração de egoísmo e orgulho. Você é a cabeça do grupo, se você cair é bem provável que todos caiam com você. Se você desistir, pode ser que todos desistam também. Você é quem precisa motivar o grupo e dar forças para ele, por isso é muito mais fácil o inimigo tentar derrubar você.

Então o que você pode fazer? Eu costumo dizer que a oração é a chave do sucesso, é através dela que você alcança grandes vitórias e é através dela que você ganha forças para lutar e prosseguir. Devemos orar em todos os momentos, através da oração é que nos mantemos de pé. Um líder que ora e intercede pelo seu ministério está plantando sementes boas que vão germinar e dar muitos frutos. A minha primeira dica para você é: Ore! Ore muito. Se você que é a cabeça do grupo não orar e buscar de Deus seu grupo vai ficando cada vez mais enfraquecido e desmotivado, até perderem todas as forças, e não é isso que você quer não é mesmo? Então não dê brechas ao inimigo. Ore! Agora vamos para as próximas dicas:

  • Não murmure: Seja o que for que você estiver passando, não murmure, não reclame, não se lastime, mas dê graças. Agradeça a Deus por cada provação, pois elas fazem parte do seu crescimento espiritual, e cada uma delas vem para nos ensinar algo, então procure aprender com cada situação difícil que surgir na sua vida. Não se deixe abater pelas dificuldades, nos momentos mais difíceis é que você mais deve buscar. Então busque, se prostre aos pés do Senhor, se humilhe, peça sabedoria para conseguir vencer estes momentos, ao invés de ficar reclamando e pensando em desistir de tudo. 
  • Persevere: Por mais que você esteja muito desanimado e já não aguente mais, não desista. Sei que é muito difícil quando você planeja uma coreografia com todo carinho e o grupo não se esforça para aprender, fica com preguiça de ensaiar, e todas essas coisas. Sei que é ruim também você se dedicar a um ministério e sua equipe não ter compromisso, ficar faltando, chegando atrasados, isso é chato, realmente, mas em todo ministério tem aqueles que mais atrapalham do que ajudam, e que ao invés de te dar forças te desanimam. Mas fique firme, a vitória já é garantida. Se precisar tirar alguém para não atrapalhar o crescimento espiritual do grupo, tire, coloque no banco, mas não deixe que nada impeça seu trabalho. E não se esqueça que você não está sozinho, se todos desistirem, continue, Deus colocará novas pessoas em suas mãos. 
  • Cumpra as regras que você colocar: O pior erro de um líder é exigir demais de sua equipe mas não fazer sua parte. Você deve ser um exemplo para eles, não chegue atrasado, não fique conversando assuntos irrelevantes na hora dos ensaios, não faça intrigas, não tenha preguiça, faça todos os exercícios junto com o grupo, não use roupas muito curtas nos ensaios, se aparecer conflitos resolva e não fique alimentando. Seja amigo de todos e demonstre que eles podem confiar em você. 
  • Monte uma escala: Uma escala é uma forma de organizar melhor seu grupo, principalmente se ele for muito grande. Não é sempre que tiver apresentações que todos precisam apresentar. Se sua igreja tiver ministrações durante o louvor monte grupos menores, de 4 a 5 pessoas, assim ninguém fica sobrecarregado. A escala deve ser montada na presença de todos, para que juntos cheguem a um comum acordo. Depois de pronta deixe a escala na igreja em local visível e de fácil acesso para que todos do ministério possam consultar se necessário. 
  • Delegue funções: Uma forma de manter o grupo sempre bem motivado, e ao mesmo tempo não ficar fazendo tudo sozinho, é delegar funções a alguns membros. Escolha alguns para coreógrafos, outros para maquiadores (geralmente as meninas ficam melhor nesse papel). Cada um terá sua função. Os coreógrafos vão te ajudar a montar os passos, ou montar eles mesmos e levar para você avaliar. As meninas que forem maquiar podem ficar responsáveis também pelos cabelos e acessórios nos dias das apresentações. Escolha alguém responsável e que chegue no horário para cuidar do som e CDs, Pen drive ou o que vocês forem usar. E você pode levantar também uma pessoa para te substituir, alguém que você deve treinar para ficar no seu lugar não apenas quando você precisar faltar, mas também para assumir seu papel quando você deixar a liderança. Escolha alguém com quem você possa sempre contar. É sua obrigação preparar uma pessoa para exercer essa função. Delegar funções é uma tática muito boa, mas cuidado para não abusar de sua autoridade. Você precisa fazer com que os membros de sua equipe se sintam importantes e úteis, colocando eles para trabalhar com você vai motiva-los bastante, sem falar que eles trarão sempre novas ideias para o grupo e estarão te ajudando na hora das apresentações. É seu papel formar líderes ao longo de seu ministério e essas tarefas são um grande começo. 
  • Não fique sozinho, busque ajuda espiritual: Minha última dica de hoje é uma das mais importantes. Como eu já falei no início desse post a batalha espiritual na vida de um crente já é muito grande, agora imagina de um líder, por isso é bom que você não esteja sozinho. Tenha um conselheiro espiritual, alguém com quem você possa tirar dúvidas, que te ajudará quando surgir um conflito que você não consegue resolver, e que também ore com você e te ajude a crescer na palavra. Não passe pelas lutas sozinho, busque alguém para te ajudar. É muito mais fácil vencer quando temos alguém ao nosso lado. 
Líderes, não se esqueçam: Quanto mais lhe for dado, mais lhe será cobrado. E tudo que você fizer como líder as outras pessoas e Deus vão estar observando e vão lhe cobrar em algum momento. Cuide de seus liderados e cuide de você, busque mais de Deus sempre, trabalhe incansavelmente, lute pelo seu ministério. Existem pessoas que anseiam estar em seu lugar, então honre a posição em que você está, quem te colocou neste lugar foi Deus, então não o decepcione. Tenha um caráter moldado por Cristo, seja exemplo como Ele foi, para que as pessoas te respeitem, te admirem e queiram ser líderes de excelência como você é. As pessoas que você lidera hoje, amanhã podem estar no seu lugar então não diminua ninguém, nem se sinta melhor por ser um líder, isso não deve ser um motivo para se orgulhar, e sim para se diminuir ainda mais, só assim você será grande diante de Cristo. Forme discípulos apaixonados por Jesus e que estejam dispostos a assumir o seu papel diante dEle. Não deixe seu ministério morrer por egoísmo, seja humilde, seja diferente e não se esqueça da responsabilidade que está em suas mãos. Tenha compromisso com a obra de Deus. Amém?!

Oração do líder:
Senhor meu Deus e meu Pai, eu lhe peço ajuda para suportar o peso de estar neste lugar que tu me colocaste. Sei que não é uma tarefa fácil e que serei cobrado em tudo que eu fizer, portanto me ajude a caminhar corretamente, a ser um servo fiel, a ser um exemplo para meus liderados. Não permita que eu caia, não me deixe desanimar, não permita que eu desista. Molda meu caráter, eu quero ter um coração igual ao teu, eu quero seguir o exemplo de Cristo, me dê humildade para reconhecer quando eu estiver agindo errado e para aceitar as críticas que aparecerem. Não permita que o inimigo se levante contra meu ministério e se isso acontecer que ele não prevaleça sobre nós, mas que ele caia e não nos impeça de fazer a tua obra. Senhor, tudo que eu faço é para ti, o pouco que tenho eu te dou, usa-me Deus, faz de mim um instrumento nas tuas mãos. Tira de mim todo medo, toda insegurança, todo desânimo, e renove as minhas forças. Eu te agradeço pela oportunidade de estar neste lugar, mas que não é meu, é teu Senhor, então faça em mim segundo a tua vontade. Que nada e nem ninguém nos tire do centro do teu querer. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Deus abençoe e renove as forças de vocês!!!