A importância do Pilates para bailarinos


E aí leitores e leitoras do Blog Dança Cristã, tudo bem com vocês? Hoje eu quero dar uma dica muito boa para os bailarinos e bailarinas do Senhor, uma técnica muito útil para quem dança e principalmente para quem pratica balé. O Pilates. Você sabe o que é o Pilates? Bom, para quem não sabe eu vou explicar. 

O Pilates é uma técnica corporal saudável que trabalha a força e o alongamento de forma consciente. Envolve uma série de movimentos que podem ser feitos no solo ou com o apoio de aparelhos. Essa prática tem se tornado muito comum entre os bailarinos, que muitas vezes passam horas e horas treinando e se esforçando o que muitas vezes podem trazer sérias consequências para sua saúde. É justamente por isso que o Pilates tem um papel muito importante, pois além de melhorar a performance ele ainda previne lesões, trabalha o fortalecimento da musculatura, a respiração e a consciência da coluna que muitas vezes é a maior prejudicada nos exercícios de balé. 

Nós bailarinos ouvimos com frequência que dançar balé é moleza, mas sabemos muito bem que isso não é verdade, quem vê uma bailarina toda encaixada com uma postura impecável e uma leveza de dar inveja, não imagina o sofrimento que temos que passar para chegar nesse ponto. É muito treino, sacrifícios diários, e muita dedicação, é preciso muita força para dançar balé, e o Pilates ajuda muito, ele equilibra as forças do corpo, mantendo o alinhamento corporal e facilitando a mobilidade das articulações. Promove um perfeito equilíbrio entre a mente e o corpo. 

Este método também serve para aqueles bailarinos que já sofreram alguma lesão, pois durante as aulas é possível retreinar os músculos, adequando as forças. Não há dúvidas dos grandes benefícios que o Pilates traz, sua prática regular garante um corpo, flexível, alongado, bem alinhado, melhora os movimentos e garante a força muscular.

Portanto, se você pratica balé, ou mesmo que não pratique, apenas dança, mas deseja melhorar, aumentar sua flexibilidade, reeducar seus músculos e obter um corpo forte e alongado, fica a dica, o Pilates é um importante aliado para você!

Leia Também: