"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." - Jonas 1:1-3


Consequências da desobediência
Hoje vamos falar sobre a importância de obedecer ao chamado de Deus, e as consequências que podemos sofrer quando não obedecemos, tendo como exemplo a história de Jonas. Um escolhido de Deus. Ele tinha um chamado: levar uma mensagem de arrependimento ao povo de Ninive, uma cidade grande com mais de 120 mil habitantes, conhecida por sua corrupção. Os moradores possuíam intensa maldade no coração e o Senhor estava decidido a destruir aquele lugar, mas com sua imensa misericórdia chama Jonas para ir até lá orar e rogar por ela para que as pessoas se arrependessem e assim não precisasse destruí-la. Mas Jonas ao invés de cumprir o que Deus lhe pedira, tentou fugir da presença do Senhor e embarcou em um navio que ia para o lado oposto da cidade. Infelizmente nos dias de hoje ainda vemos pessoas tentando fugir daquilo que Deus os designa para fazer. Mas a desobediência a Deus traz sérias consequências não apenas para nós mas muitas vezes também para as pessoas que estão a nossa volta. 

Jonas entrou no navio e adormeceu, enquanto ele dormia Deus preparou uma grande tempestade no mar que quase destruiu a embarcação e todos que estavam com ele começaram a orar. O capitão acordou Jonas e pediu que ele orasse também ao Deus dele. Ao tirarem a sorte descobriram que a culpa era de Jonas e começaram a interrogá-lo, ele teve que revelar que havia descumprido uma ordem de Deus, e como consequência foi lançado ao mar. Na mesma hora a tempestade cessou. Deus preparou ainda um grande peixe que tragou a Jonas e ali ele ficou durante 3 dias e 3 noites até se arrepender e finalmente decidir obedecer a Deus. No capítulo 2 do livro de Jonas podemos ver a oração que ele fez ao Senhor enquanto estava na barriga do peixe, ele passou por momentos de desespero, de dor e sofrimento. Graças a sua desobediência quase morreram todos que estavam no navio. As pessoas que estavam lá tiveram perdas, pois jogaram suas bagagens ao mar para diminuir o peso na embarcação. E tudo isso poderia ter sido evitado se ele tivesse obedecido a Deus. A missão não era fácil, mas quando Deus nos pede algo Ele espera que tenhamos fé para realizar, pois para Ele não existe nada impossível. Ele fugiu de seu chamado por dois motivos: tinha medo daquele povo, e uma imensa raiva em seu coração, que fez com que ele se descontentasse ao ver que o povo estava se arrependendo, ele preferia que a cidade fosse destruída mas não queria que a misericórdia de Deus viesse sobre aquelas pessoas. Refletindo na história de Jonas, será que não estamos nos comportando como ele? Deixando as desculpas nos impedirem de cumprir o chamado de Deus? Deixado o medo, a ira, ou a covardia falarem mais alto que nossa fé?

Precisamos entender que o chamado de Deus é algo muito sério. Quando Ele chama alguém, ele já confiou uma missão nas mãos daquela pessoa, algo que somente ela poderá fazer, pois o chamado é algo específico. Portanto se Deus chamou você, é você, não é seu amigo, seus pais, seu irmão, então não adianta tentar fugir, pois em algum momento Deus irá cobrar isso de você. Quando somos chamados para fazer algo é comum se levantarem situações para nos fazer ter medo, ou que nos levam a pensar em desistir, situações que muitas vezes nos fazem cometer atos de desobediência ao Senhor. Jonas queria fazer do jeito dele, mesmo depois de obedecer a Deus e ir até Nínive ele queria pregar a mensagem dele e não de Deus (Jonas cap. 4), ele queria que as pessoas não se arrependessem, mas Deus já sabia o que ia acontecer antes mesmo de Jonas ir até lá. O chamado é nosso, mas os resultados vem do Senhor. Deus não vai mudar, nem se converter a você, você é quem tem que deixá-lo fazer a obra e o primeiro passo é a confiança, se você confiar no Senhor e deixar que Ele cumpra o propósito dele para sua vida, Ele te honrará. E mesmo contra sua vontade Jonas pregou a mensagem de Deus, e o impossível aconteceu naquele lugar. Portanto meus amados, o melhor que você pode fazer é obedecer a Deus, você pode até não entender os motivos que levaram o Senhor a escolher você, mas se Ele te escolheu Ele vai te capacitar. Dificuldades virão, porque atender ao chamado de Deus na maioria das vezes gera mudanças radicais em nossa vida, mas se Deus te chamou não fuja, deixe de lado suas desculpas, pare de pensar que você é incapaz e que não conseguirá fazer o que Deus lhe ordenou, não deixe a timidez e nem o medo te dominar. Deixe Ele usar você! 

A batalha espiritual é grande, mas você não está sozinho, ore pelo seu ministério seja qual for o seu papel dentro dele, não aceite as críticas do diabo, que diz que você não pode fazer e te manda desistir, ouça apenas a voz de Deus. Se o inimigo se levantar para destruir seu ministério, mostre a ele que o que está em você é maior, não permita que intrigas, fofocas, disputas, competição entrem em sua vida. Deus não te levantou para que você seja melhor que ninguém, Ele te levantou para que você possa buscar das mãos do inimigo aquilo que Ele roubou de Deus: a alma das pessoas. Como servos, nossa preocupação deve ser ganhar almas, salvar vidas, porque Deus tem nos confiado essa missão, então não fique de braços cruzados. Se o inimigo se levantar, lembre-se que ele só tem poder sobre sua vida se você der isso a ele. Lembre-se que quanto maior sua luta, maior será seu ministério e consequentemente maior a sua vitória. E não se esqueça que você tem um aliado para essa luta:

“E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”. - JESUS CRISTO (Mateus 28:20) 

Eu espero que essa palavra tenho penetrado em seu coração, desobedecer a Deus traz consequências, Não se esqueça. Reflita sobre tudo que foi falado aqui. Você tem tido compromisso com a missão que Deus lhe confiou? Tem feito o que Ele tem te chamado para fazer? Tem sido a pessoa que Ele quer que você seja? Não deixe para amanhã, faça o correto hoje. Não fuja de sua missão, pelo contrário, permita Deus moldar o seu caráter, permita Deus fazer coisas impossíveis através de você, lembre-se que o Deus que chama é também o Deus que capacita. Não tenha medo, OBEDEÇA AO SENHOR!


Vamos orar:
Senhor amado, eu aceito a missão que tem colocado nas minhas mãos, eu te dou liberdade para agir através de mim, usa-me Senhor, molda meu caráter, faça tua obra conforme a tua vontade e não conforme o meu querer. Faça de mim um instrumento nas tuas mãos, que eu esteja sempre pronto a ouvir o teu chamado e lhe obedecer. Tira do meu coração toda dúvida, todo medo, toda insegurança, afaste de mim todo sentimento maligno que me faz querer desistir e que me acovarda. Eu quero aprender com o exemplo de Jonas, faça arder em meu coração a tua palavra para que eu não venha jamais esquecê-la. Obrigada Senhor pela oportunidade de fazer algo para o teu reino, me capacita Senhor, aumenta a minha fé, realiza o impossível através de mim. Eu te amo Papai, e quero sempre lhe obedecer. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

A paz do Senhor esteja com vocês!!!



Leia também: