"Louvai ao Senhor com danças" - Salmos 149:3
"Louvai ao Senhor com danças" - Salmos 149:3

Muitas pessoas têm duvidas sobre a ministração da dança nas igrejas, alguns dizem que é errado, que Deus não aprova, outros já veem a dança como uma forma de louvor e adoração. Mas o que a Bíblia diz sobre isso? Dançar na igreja é certo ou errado?

Assim como nos dias atuais vemos danças com estilos e propósitos diferentes, as danças na Bíblia também não são todas iguais e nem todas possuem o mesmo sentido. É possível observar em várias passagens bíblicas que muitas danças foram uma expressão de alegria, regozijo, louvor e celebração diante de Deus. Podemos vê-la ainda como um sinal de gratidão a Deus, como aconteceu com Miriã, que dançou com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo livramento que lhes foi dado: “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” - Êxodo 15: 20-21

Miriã não pegou o tamboril e saiu chamando as outras mulheres, pelo contrário, as mulheres é que saíram atrás dela, isso aconteceu porque a verdadeira adoração contagia quem está por perto. Quando fazemos algo para chamar a atenção de Deus, Ele manda o seu Espírito Santo, para tocar e quebrantar os corações daqueles que estão ali nos assistindo. 

Há ainda a história de Davi, que dançou em comemoração à volta da arca da aliança para a cidade de Jerusalém, a Bíblia diz que ele dançou com todas as suas forças na presença do Senhor, ou seja, ele estava oferecendo a Deus o seu melhor, um momento de verdadeira adoração ao Pai: “E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.” - 2 Samuel 6:14-15. Davi dançou diante da arca, que era a real presença de Deus entre os israelitas. 

Algumas pessoas não concordam que a dança seja aceita por Deus, pois Davi e Miriã dançaram, mas ele pecou em adultério e ela ficou leprosa. Porém, Davi não pecou porque dançou e sim por não guardar seus desejos. Assim como o pecado de Miriã foi por sua rebeldia contra seu irmão e não pela sua dança. 

Outro relato da dança na Bíblia é na volta do filho pródigo, uma parábola onde Jesus ilustra a relação do homem com Deus e a alegria que existe no céu quando um pecador se arrepende. Ao retornar para casa o filho que estava perdido é recebido com danças e musicas: "Enquanto isso o filho mais velho estava no campo; quando se aproximou da casa ouviu a musica e a dança" - Lucas 15:25. Além desses exemplos, podemos ver outras passagens em que a dança foi citada na Bíblia:

  • "Louvem ao Senhor com tamboris e danças" - Salmos 150:4.
  • "Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram" - Jeremias 31:4
  • "Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza." - Jeremias 31:13
  • "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar" - Eclesiastes 3:1-4

Por outro lado, na Bíblia também encontramos danças como um aspecto sensual, usada para agradar os homens, como podemos ver em Marcos 6:22: “Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados.” Assim como a filha de Herodias, podemos ver a maioria das danças mundanas praticadas hoje envolvendo sensualidade e pensamentos impróprios. Mas isso não impede que a dança seja praticada dentro das igrejas. Podemos louvar a Deus com musicas, aplausos e porque não com dança? Porém, tudo deve ser feito com muita ordem e decência (I Coríntios 14:40). Não é correto usar roupas inadequadas que expõem o corpo ou ainda criar coreografias com passos sensuais que gerem pensamentos impuros nas pessoas, porque isso sim não agrada ao Senhor.

Quando estávamos no mundo cantávamos de uma forma, depois de convertidos continuamos cantando, mas de uma maneira correta para adorar ao Senhor, então porque não dançar também de uma nova maneira? Não por puro prazer carnal, mas para o único que é digno de toda honra e toda glória. As pessoas no mundo dançam para alimentar a carne e agradar ao diabo, então porque não dançar para adorar aquele que é o nosso Senhor? Será que Deus merece menos que o diabo? Se não podemos ter grupos de dança nas igrejas também não podemos ter pastores, já que muitos pregam buscando enriquecer, visando apenas o lucro, também não podemos cantar, pois muitos fazem da música uma profissão, querem ganhar dinheiro, aparecer, ter fama. A Bíblia diz em 1 Corintios 10:31-32: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus." Quando a palavra fala QUALQUER OUTRA COISA acredito que a dança esteja incluída, o erro não está em dançar, mas em não fazer da dança uma verdadeira adoração. Portanto, se você está dançando exclusivamente para o Senhor, adorando a Ele com toda a sua força e oferecendo o que você tem de melhor, não precisa se preocupar porque Deus está recebendo sua adoração.

É necessário compreender que são os pensamentos do homem que o contamina, um grupo pode estar apresentando maravilhosamente, mas se alguém não estiver com o pensamento em Deus pode acabar pecando, pois para os puros, tudo é puro, mas para os contaminados tudo tem defeito (Tito 1:15).

Cada um recebe de Deus um dom específico, alguns são capacitados para cantar, outros para evangelizar, uns pregam e há ainda aqueles que fazem teatros, então porque não dançar? Porque só a dança é pecado? Existem musicas no mundo com letras pornográficas, desprezíveis de se ouvir, mas mesmo assim cantamos para o Senhor então porque não podemos dançar? A dança também é uma forma de adoração, uma atitude de gratidão e regozijo. Não importa onde você dança, no quarto, na sala, em um momento de confraternização, na igreja... Se Deus for o foco, se Deus for o motivo, se Deus for o centro, você não está pecando. Dance, desde que o faça alimentado por um espírito de alegria, comunhão e louvor a Deus.

Infelizmente ainda existem dentro das igrejas pessoas sinceras e pessoas hipócritas, pessoas vaidosas, fanáticas, competitivas, há muita maledicência, falsa santidade, inveja, onde o foco passa a ser o estrelismo, a fama, porém, somente a Deus compete separar o trigo do joio. E Ele não deixará sem punição aqueles que se levantarem contra os ministros que Ele escolheu para atuarem em seu ministério.


Vamos orar? 
Senhor Deus, digno de toda honra e toda glória, digno de todo louvor e adoração, eu lhe peço que me ensine a dançar de uma forma que agrade o teu coração, guiada pelo teu Espírito Santo. Enche-me Senhor, de unção, que pessoas possam ser tocadas e corações possam ser alcançados através da minha dança. Eu quero dançar para a tua glória Senhor, eu quero dançar com todas as minhas forças como fez Davi. Quero lhe dedicar inteiramente meus passos, gestos e movimentos. Se não for para te adorar para que nasci? Receba minha dança como uma forma de adoração sincera ao Senhor. Obrigada Pai por confiares em mim, por me colocar no teu ministério. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Fiquem na paz, Deus abençoe sua vida!!!



Leia também: