“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão." 2 Pedro 1:10


O chamado de Deus

Na palavra de Deus é muito comum lermos passagens relacionadas ao chamado de Deus, mas quando ela cita isso, você sabe a que ela esta se referindo? O que significa de fato ser chamado por Deus? Primeiramente vamos entender o que significa a palavra CHAMADO: deriva do verbo chamar e pode ser definido como uma designação, uma denominação, convocação, vocação para algo ou alguma coisa. Ser chamado por Deus é isso, é ser designado a fazer algo a pedido do Senhor. Todo cristão é chamado para exercer ou realizar algo. A partir da crucificação de Jesus automaticamente somos chamados para uma reconciliação com o Senhor, Ele nos chama para sermos salvos e desfrutar da promessa da eternidade. Esse chamado todos nós temos, mas além deste existem outros que é particular de cada pessoa: pregação do evangelho, louvor, dança, intercessão, missões, ministério de jovens, entre muitos outros, que não depende de nós e sim de Deus, Ele é quem designa cada um para cumprir um determinada coisa e aqueles que aceitam são capacitados com o Espírito Santo para se tornarem vasos de honra na casa do Senhor.  Podemos ver muitos exemplos na palavra de Deus: Moisés tinha o chamado para tirar o povo da escravidão do Egito; os doze apóstolos foram chamados para andar com Jesus e serem os primeiros fundamentos da igreja; Jonas, Deus o chamou para pregar a um povo estranho; Josué foi escolhido para liderar o povo de Israel em direção a terra prometida. E muitos outros homens da Bíblia tiverem seu chamado. Todos nós temos. 

Mas como identificar meu chamado? Como saber qual o ministério que Deus tem pra mim? O primeiro passo é sempre a oração, ore, peça a Ele que lhe mostre qual o ministério que você deve atuar. Deus sempre responde aquele que ora com fé. Além disso outra coisa muito importante é o jejum, jejuar te aproxima do Senhor, fortalece seu Espírito e te deixa mais sensível à voz de Deus. Ore, jejue, busque ter uma comunhão com Ele, uma intimidade com o Espírito Santo. Há muitas formas de Deus nos falar qual o seu chamado para nossa vida: através da palavra, através de uma pessoa, através de um louvor... Você precisa buscar uma resposta de Deus e descansar nEle, quando você menos esperar Ele falará com você. E quando Ele falar, obedeça-o. Não tenha medo. Muitos perdem as bênçãos de Deus por medo de fazer aquilo que Ele nos pede. "Ah, eu não posso", "Eu não consigo", "Eu não sei pregar", "Eu tenho vergonha", vivem dando desculpas a Deus por não entenderem que é Ele quem capacita. Se Deus te disser que é pra você dançar então dance, se hoje não deu certo, não desista, Ele está te capacitando, amanhã você ira dançar melhor, mas faça, dê tudo de si, só assim Ele poderá te moldar. Se você não fizer sua parte, Ele também nada fará.

Todos encontram dificuldades no caminho, mas o Senhor conhece seu potencial, Ele supera suas limitações. Confie nEle, sua capacidade não vem de si mesmo, e sim dEle. É Ele quem coloca as palavras na sua boca, é Ele quem te dá os movimentos, é Ele que unge sua garganta, é Ele. Ore, esteja buscando constantemente entender o que Deus quer de você e tenha cuidado, pois a todo momento estamos sendo chamados para coisas que satisfazem nosso desejo carnal, e não é isso que Deus quer de nós. Moisés, Jonas, Josué, os apóstolos e tantos outros tiveram que abrir mão de algo para realizar aquilo que o Senhor lhes pediu e com você não será diferente. Seu chamado não vem de agora, antes mesmo de você nascer, Deus já tinha um propósito para sua vida, não permita que as coisas mundanas te impeçam de cumprir esse propósito.

Ore comigo:
Senhor, meu Deus e meu Pai, eu lhe peço que venha abrir os meus olhos espirituais para que eu possa enxergar o propósito que tens para minha vida. Fala comigo Senhor, eu quero te ouvir, sei que tenho um chamado e preciso cumpri-lo, me mostre qual é, me capacita, não me deixe faltar as forças, não me deixe desviar dos teus caminhos, tu Senhor, es suficiente pra mim e quero realizar tudo aquilo que colocar nas minhas mãos. Se há algo que esta me impedindo de ouvir a tua voz, quebra Senhor agora, eu abro o meu coração, eu estou disposto a fazer o que o Senhor me pedir, obrigada Senhor por me dar a oportunidade de te servir, eu te amo Pai, e oro em nome de Jesus. Amém.

Fiquem na paz, Deus abençoe vocês!!!