Como montar uma coreografia gospel
Olá meus leitores queridos, hoje eu vou dar algumas dicas para você de como montar uma coreografia gospel, baseadas na forma como eu monto as minhas. Que por sinal, não é tão simples como parece. 

Bom, o primeiro passo é sempre a ORAÇÃO. Muitas vezes a música e os passos que queremos apresentar não é o que Deus quer. (Leia: "Como agradar ao Senhor com a minha dança?") Precisamos estar em sintonia para levar a mensagem que as pessoas precisam e quem irá nos dizer qual é esta mensagem é o Senhor, isso é feito através da oração. Procure sempre estar sensível à voz de Deus e entender o que Ele quer que você transmita através de cada passo. Ore antes de decidir uma música, ore antes de começar a montar os passos. Esteja o tempo todo conectado com o Espírito Santo e dê a Ele total liberdade para revelar sua vontade. Ande sempre com um papel e caneta em mãos, pois nunca sabemos quando Ele irá nos revelar algo. Vá anotando todas as ideias que forem surgindo na sua cabeça, e lembre-se continue orando, sua oração deve durar até depois de apresentar, onde você ora agradecendo e começa tudo de novo. Preste atenção nas ideias que forem aparecendo e analise cada uma delas, as vezes uma coisa que serve para uma coreografia não serve para outra, e pode ser que algo surja e não venha de Deus, então esteja atento e saiba discernir os seus pensamentos. 

Pode ser que Deus não te diga: "Meu filho, dance essa música", mas Ele te dará indícios do que quer transmitir e você mesmo escolhe baseado na mensagem que Ele quer passar para o povo. Tudo depende do tipo de apresentação que você vai fazer. Onde vai ministrar? No culto? Se sim, que tipo de culto? Culto da família? Culto de jovens? Culto de crianças? Culto de campanha? Se não é no culto, onde é? Em algum evento de sua igreja? Que tipo de evento? Voltado para qual público? Jovens, mulheres, lideranças, comunidade em geral? Ou é uma apresentação em outra igreja? Em um congresso, ou ate mesmo um festival? O tipo de evento que você vai ministrar ajuda muito na escolha da música, que depois de escolhida deve ser apresentada ao Senhor em oração, diga a Ele o que você pretende fazer, como deseja fazer, o que irá utilizar, objetos? Panos, fitas, bandeiras? Ou apenas os gestos e movimentos? Apresente a Ele e continue atento a sua voz. 

Depois que a música estiver decidida, ouça-a várias vezes, pense em como ela poderá ser desenvolvida, preste atenção no ritmo da música (mais animada ou mais calma), identifique em qual estilo ela se encaixa (Balé, jazz, contemporâneo...), sinta a música, feche os olhos e deixe fluir, se atente à letra, qual a mensagem que essa música passa? Como posso representar isso? Não se esqueça de anotar as idéias e percepções identificadas. Vá montando um roteiro. Ouça quantas vezes forem necessário e sinta a melodia, a vibração. 

Não é apenas com as ideias e os movimentos que forem surgindo que a coreografia estará pronta. O próximo passo é inserir a técnica, comece a dar forma à seu roteiro, encaixando nele os passos mais "trabalhados", os giros, saltos, etc, que melhor se adequem à sua música. 

Depois que toda a música estiver coreografada é hora de revisá-la e ir corrigindo as imperfeições. Determine exatamente como será as posições das mãos e dos pés em cada passo, defina para qual lado você irá girar, enfim, preste atenção aos detalhes

Se o grupo tiver um espelho no local dos ensaios é ótimo, mas se não tiverem podem usar uma câmera ou celular para filmar e depois todos assistirem a fim de identificar erros de sincronismo e fazer as devidas correções. 

Alguns ministérios possuem os coreógrafos, em outros o próprio líder é quem monta as músicas e há ainda aqueles que preferem montar todo juntos, seja qual for o seu caso, escute todos do grupo, mesmo que você tenha montado tudo sozinho esteja aberto à sugestões e críticas, ou se você não participou do processo de montagem esteja pronto para ajudar caso seja necessário. O fato de você não ser o líder ou o coreógrafo do grupo não te faz menor que ninguém, assim, como o contrário também não te faz ser melhor. Pode ser que Deus fale a cada um de uma forma diferente, e juntando as ideias de todos a coreografia ficará muito melhor. 

Depois que tudo estiver pronto, seja honesto e veja se a mensagem a ser transmitida está realmente clara através dos movimentos escolhidos, e se for preciso mudar algo, mude. Comece tudo de novo se achar necessário, quantas vezes precisar, até que fique perfeita aos olhos de Deus. Ensaiem muito (Leia: "A Importância dos Ensaios"). E não se esqueça que tudo deve ser feito por Ele e para Ele. Amem?! 

Resumindo tudo, as dicas de hoje para montar uma coreografia são:
  • Ore sempre e esteja sensível à voz de Deus;
  • Ande sempre com um papel e caneta nas mãos;
  • Ouça a música várias vezes;
  • Preste atenção no ritmo da música;
  • Sinta música, feche os olhos e deixe fluir;
  • Monte um roteiro;
  • Insira a técnica;
  • Revise seu roteiro e corrija as imperfeições;
  • Preste atenção nos detalhes;
  • Filme os ensaios;
  • Escute todos do grupo;
  • Se for preciso mudar algo, mude.
Bom galerinha, essas foram as minhas dicas de hoje. Essa é a forma como eu monto, mas além dessa existem outras dicas também muito valiosas que estarei falando aqui futuramente. Fiquem todos com Deus!!!





Leia também: