A importância dos ensaios de dança


Quem participa de um Ministério de Dança sabe bem da importância dos ensaios. Hora de montar as coreografias, compartilhar ideias, tirar dúvidas e aprender juntas. Um momento muito importante e que deve ser bem aproveitado. Mas o que muitos não entendem é que ensaiar não é apenas chegar na igreja e começar a montar músicas, e dançar, existem algumas etapas que devem ser seguidas para que o ensaio seja bem sucedido. As principais etapas que devem compor o ensaio são: momento de oração, devocional e ensaio da coreografia. Vamos entender a importância de cada uma destas etapas: 

  • Oração: É muito importante que antes de começar o ensaio o ministério busque a Deus em oração. Este é o momento de se arrepender e pedir perdão para que possamos nos apresentar limpos diante do Senhor. Os dançarinos devem orar pedindo a Deus unção, direção em cada passo que será montado e livramento de lesões. Durante a oração deve-se clamar a presença do Espírito Santo, que Ele possa se fazer presente na vida de cada um enchendo-os de unção para que quando estiverem a frente da igreja ministrando que essa unção possa transbordar até tocar o coração de quem está assistindo. A oração é fundamental para que Deus manifeste sua presença através da dança! 
  • Devocional: Mais importante que a própria dança é a intimidade que devemos ter com o Senhor, e para ter intimidade é preciso conhecê-lo, ninguém pode ser íntimo de alguém que não conhece. Só conhecemos a Deus tendo uma comunhão com Ele e essa comunhão só pode ser adquirida através da oração e do estudo de sua palavra. Muitas pessoas não possuem o hábito de ler a Bíblia, mas depois que entra em um ministério começa a ser incentivado. Por isso é muito importante que após as orações e antes do ensaio propriamente dito os dançarinos reservem um tempo para estudarem a Palavra, discutirem sobre um determinado texto, e podem aproveitar também para estudarem sobre seu ministério, e aprender mais sobre ele. 
  • Ensaio da Coreografia: O ensaio da coreografia deve acontecer com ordem, disciplina e esforço de todos do grupo. Lembrando que não basta apenas aprender os passos, é preciso que haja sincronia, que os movimentos sejam limpos, puros, buscando levar uma palavra profética aos corações daqueles que irão assistir. Durante os ensaios é importante dar uma pausa de 5 a 10 minutos quando passarem muito tempo ensaiando para que cada um respire um pouco, tome água, faça algum lanche rapidinho, etc., para repor as energias e renovar as forças. Devem-se evitar conversas e fofocas desnecessárias. Este momento é muito importante tanto quanto a oração e a devocional, pois essa é a hora de buscar orientação do Espírito Santo para a criação dos passos. 
Essas são as três principais etapas que compõem o ensaio. Não podemos simplesmente chegar, já ir ensaiando os passos e pronto, é preciso que haja uma busca contínua, muita oração, estudo da palavra e consagração do grupo. Só assim receberão sabedoria suficiente para criar passos santos que transmitam uma mensagem e que sejam capazes de quebrantar corações. Além de tudo o que já foi falado, há outros fatores que também devem ser levados em consideração, como por exemplo:

- A postura do dançarino durante os ensaios: É preciso ter em mente que ali existe um líder e que o mesmo precisa ser respeitado, por isso motivo o levita deve seguir as orientações do líder, estar atento a ele e focado no ensaio. Ficar encostado nas paredes ou sentado no chão enquanto o grupo ensaia também é algo que deve ser evitado. Brincadeiras sem graça, ira, xingamentos, discussões, tudo isso não pode acontecer durante os ensaios, é preciso que haja muito respeito entre todos do grupo, união e disciplina para que o ensaio flua tranquilamente e que todos saiam com o espírito alegre e renovado.

- Roupas: O ensaio de dança exige roupas leves e confortáveis, que não fiquem apertando nem incomodando durante a execução dos passos, porém essas roupas devem ser decentes, não adianta tampar o corpo para ministrar a dança na igreja, mas mostra-lo nos ensaios. O mesmo cuidado que devemos ter diante da igreja devemos ter também diante de todo o ministério. O ideal seria que o grupo tivesse um uniforme para usar nos ensaios. Temos que pensar que enquanto estamos ensaiando outras pessoas que não são do ministério poderão entrar na igreja e se houver descuido com as roupas isso causará uma má impressão do grupo.

- Alimentação: É importante ter cuidado com a alimentação, nunca vá aos ensaios sem se alimentar, pois a dança requer muita energia e esforço físico. Em caso de consagração e jejum do grupo é bom suspender os ensaios ou entregar o jejum antes de ir para o ensaio. Quando não nos alimentamos bem estamos propensos a inúmeros problemas de saúde, sem falar que a falta de alimentação prejudica os ensaios podendo causar dificuldades na memorização dos passos, cansaço muito rápido, moleza, fraqueza no corpo podendo levar até mesmo a tonturas e desmaios.

- Preparação de Aula: Nunca se deve começar um ensaio sem que o grupo esteja totalmente  preparado, em outras palavras, aquecido e alongado. Comecem com os aquecimentos, coloque uma música e comecem todos a dançar e fazer exercícios sincronizados, pulando, depois correndo pela igreja, etc., depois que o corpo estiver aquecido é a hora de se alongar, alongue os braços, mãos, pernas, coluna, pescoço... Só então comecem os ensaios.

- Exercícios: Praticar, praticar e praticar... O segredo de um grupo bem treinado e coreografado está nos exercícios. Um ministério de dança deve estar sempre sensível às diversas expressões que terão que interpretar, existem diversos exercícios que trabalham expressão corporal e ajudam o grupo a se desenvolver cada vez mais. Além da expressão precisamos trabalhar força, equilíbrio, concentração, flexibilidade, etc., pois tudo isso serve para o desenvolvimento e crescimento do grupo. Existem ministérios que optam pelo pagamento de aulas de dança, como balé e jazz, outros já preferem buscar materiais para estudarem sozinhos, isso é muito importante para que o grupo esteja sempre se atualizando e buscando crescimento.

Tendo como base essas dicas os ensaios renderão muito mais e o desenvolvimento do grupo será muito melhor. Deus abençoe vocês, ministros do Senhor!!!




Leia também: